Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43207
PANDEMIA: CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ROCINHA ENFRENTAM DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
Infecções por Coronavirus
Crianças com Deficiência
Rocinha
Acesso a Internet
Educação Especial Inclusiva
Informe ENSP | Date Issued:
2020
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Comunicação Institucional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Crianças com deficiência têm enfrentado dificuldades para acompanhar as aulas virtuais e materiais didáticos oferecidos pela Prefeitura do Rio. Mas outros desafios são maiores: muitas dessas crianças não têm acesso a internet e tem pais analfabetos ou analfabetos funcionais que não conseguem auxiliar seus filhos nas poucas lições que são disponibilizadas via aplicativo de mensagens. Atualmente, 641.564 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino. Desses, cerca de 4 mil, são alunos da educação especial. Existem 4 unidades de Educação Especial Inclusiva (EDI) na cidade, uma delas fica na Rocinha. A responsável por uma das creches que funcionam na Rocinha não quis se identificar, contou ao Fala Roça que uma das maiores dificuldades enfrentadas é a limitação tecnológica das famílias: “Muitos não sabem usar muito bem o WhatsApp, muito menos Microsoft Teams e Google Classroom, plataformas que foram que estão em uso na rede municipal”, lamenta a funcionária da creche.
Keywords in Portuguese
COVID-19Infecções por Coronavirus
Crianças com Deficiência
Rocinha
Acesso a Internet
Educação Especial Inclusiva
Share