Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42165
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA A PESQUISA DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO EM ÂMBITO HOSPITALAR
Alternative title
Proposal of methodology for quality research in hospital careAuthor
Affilliation
Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário e Faculdade Projeção. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo teve como objetivo geral estudar como a gestão da qualidade influencia no atendimento ao cliente em uma empresa da área da saúde do Distrito Federal. Para concluir os objetivos empregados ao longo deste trabalho foram utilizadas técnicas de pesquisas bibliográficas, estudo de caso e de pesquisa quantitativa. A análise de dados foi feita por meio de um questionário que buscou saber a opinião de terceiros sobre os serviços prestados nas clínicas. Foi utilizado o questionário,pois ele tem como objetivo o conhecimento de opiniões, interesses e situações vivenciadas por outras pessoas. Através da análise é possível concluir que parte dos entrevistados está insatisfeita com o atendimento, a gestão da qualidade deve levantar ações para que haja de fato uma melhoria no atendimento e que ela se torne continua. O estudo conclui que a gestão da qualidade é o principal atributo das organizações para atingir um atendimento de qualidade.
Abstract
This article aimed to study how quality management influences customer service in a healthcare company in the Federal District. In order to complete the objectives employed throughout this work, we used techniques of bibliographic research, case study and quantitative research. The data analysis was done through a questionnaire that sought to know the opinion of third parties about the services provided in the clinics. The questionnaire was used because it aims at knowledge of opinions, interests and situations experienced by other people. Through the analysis it is possible to conclude that some of the interviewees are dissatisfied with the service, the quality management must raise actions so that there is in fact an improvement in the service and that it becomes continuous. The study concludes that quality management is the main attribute of organizations to achieve quality care.
Share