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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41198
O EXERCÍCIO DA MEDICINA NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19: VULNERABILIDADES E NECESSIDADES PROTETIVAS
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo . São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo . São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A formação médica, no Brasil, tem como modelo predominante o foco no desenvolvimento de
habilidades técnicas, centradas em especialidades e não no cuidado às pessoas. Ao privilegiar a
especialização, a racionalidade médica atua promovendo um conhecimento focado em doenças e em partes
ou sistemas do corpo humano, com ensino hospitalocêntrico e ênfase numa diagnose que privilegia a
tecnologia, em uma atuação geralmente fragmentada, que não raro desconhece a realidade do doente.
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