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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4028
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO RELATIVO À ASMA DEDICADO A FARMACÊUTICOS DE UMA REDE DE FARMÁCIAS DE MINAS GERAIS
Frade, Josélia Cintya Quintão Pena | Date Issued:
2006
Alternative title
Development and evaluation of one educative program relative to the dedicated asthma the druggists of a pharmacy net of Minas GeraisAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
INTRODUÇÃO: A morbimortalidade por asma tem sido associada principalmente ao subdiagnóstico e
ao tratamento inadequado. Essa doença representa uma grande parcela dentro dos custos com
cuidados à saúde em vários países. Estima-se que 30% dos custos diretos, incluindo medicamentos,
consultas médicas e despesas hospitalares, derivam de um controle inadequado e, portanto,
passíveis de serem evitados ou reduzidos. Há ainda custos indiretos relacionados ao absenteísmo ao
trabalho e à escola, a perda de produtividade, a morte precoce e o sofrimento humano que afeta o
paciente e sua família. O baixo controle da asma tem sido associado à falta de conhecimentos e
habilidades dos profissionais de saúde, pacientes e familiares sobre a doença e terapia inalatória.
Apesar da via inalatória ser considerada a de eleição no tratamento, ela possui como principais
desvantagens: a necessidade de conhecimentos e habilidades por parte dos usuários e familiares,
além de um esforço educativo por parte dos profissionais de saúde. A literatura revela que o uso
incorreto da técnica inalatória entre os usuários é elevado, superior a 50% na maioria dos estudos
publicados. Outros estudos identificaram também falta de habilidade em grande parte dos
profissionais de saúde investigados, agravando a situação. A Educação em Saúde (ES) é uma
alternativa recomendada e com resultados positivos no caso da asma. Porém, em nosso país, são
escassos os trabalhos desta natureza e não existe nenhuma iniciativa de programa de formação
dedicado aos farmacêuticos, relativo ao manejo desta doença. Portanto, na perspectiva da ES, foi
desenvolvido um programa educativo relativo à asma (PEA) para esses profissionais.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver e avaliar um PEA dedicado a um grupo de farmacêuticos
funcionários de uma rede de farmácias em Belo Horizonte, visando ampliar o conhecimento sobre a
asma, melhorar a habilidade de uso da terapia inalatória e maior participação no controle dessa
doença.
METODOLOGIA: A intervenção educativa (PEA), foi idealizada seguindo as etapas propostas por
BEDWORTH (1992): diagnóstico, planejamento, implantação e avaliação (estrutura, processo e
resultados, segundo modelo de Donabedian). As estratégias adotadas compreenderam: um programa
de formação e a construção compartilhada de materiais educativos. A carga horária foi distribuída em
12 horas para a parte teórica e 9 horas para a parte prática. Na etapa que contemplou a interação
destas duas abordagens, foram necessárias 25 horas para a prática em comunidade e quatro horas
para cada uma das 10 oficinas para desenvolvimento de habilidades aplicadas pelos farmacêuticos
aos balconistas. Além dessas, cada palestra realizada nas escolas teve duração de cerca de uma
hora.
Para descrever e analisar a implantação e os efeitos do PEA, realizou-se um estudo de caso, de
caráter exploratório. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e grupos
focais, no início e final da pesquisa. A análise qualitativa dos dados foi orientada por BARDIN (1977).
RESULTADOS: Participaram do estudo 25 farmacêuticos, sendo a maioria mulheres, com idade
superior a 30 anos, a mediana do tempo de formados sendo nove anos. Observou-se que 88% do
grupo estudado assumia função gerencial da farmácia além das atividades técnicas e a principal fonte
de informação utilizada no caso da asma era a bula de medicamentos. O baixo nível de
conhecimentos e habilidades prévias foi associado à falta de formação relativa à doença em questão
e ao fato dos produtos apresentarem lacre, não havendo iniciativa por parte dos profissionais de
testar o seu uso.
xvi
Observou-se ao final da pesquisa grande satisfação dos atores envolvidos com o processo
vivenciado, revelada na avaliação de estrutura, processo e resultados do programa. Dentre os
materiais educativos construídos, os mais valorizados foram o livro de técnicas de uso dos
dispositivos inalatórios e um “kit” de placebos para simulação junto aos usuários. A análise dos
resultados propriamente dita demonstrou um aumento de conhecimento sobre asma e
desenvolvimento de habilidades para identificar, classificar, utilizar os dispositivos inalatórios
trabalhados (10 técnicas), além de maior capacidade para identificar problemas no processo de uso
dos inaladores. Relatos evidenciaram uma tendência a novas atitudes e maior percepção dos
profissionais sobre o seu papel no controle dessa doença.
O programa alcançou ainda 153 balconistas que participaram das oficinas práticas, mais de 2.500
pessoas que foram atendidas durante a “campanha da asma”, cerca de 3.000 alunos de escolas
públicas que assistiram as 90 palestras ministradas pelos farmacêuticos que participaram do
processo educativo e 50 estudantes de farmácia e fisioterapia que atuaram como monitores no
trabalho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O programa de formação avaliado demonstrou ser uma estratégia para
fazer cumprir as metas iniciais propostas pelo Fórum Farmacêutico Europeu (1998), em relação à
atuação dos farmacêuticos junto às pessoas com asma. Assim, em curto período de tempo, o
aumento de conhecimento, a maior habilidade de uso da TI e de comunicação para orientação dos
usuários dotou os profissionais de segurança para responder às necessidades dos pacientes, o que
indicou o potencial do PEA para um maior controle dessa doença no nível primário.
Abstract
BACKGROUND: The morbidity and mortality related to asthma has been associated with underdiagnosis and inappropriate treatment. This disease represents a great part of healthcare costs in several countries. It is estimated that 30% of the direct costs, including drugs and devices, consultations with physicians and hospital costs, come from inadequate control and, therefore, could be prevented or reduced. There are also indirect costs associated with time off-work or off-school, loss of productivity, early death, and human suffering affecting patients and families. Poor asthma control has been associated with the lack of knowledge and skills of healthcare professionals, patients and relatives on asthma and inhalation therapy. In spite of inhalation route being preferred in the treatment of asthma, there are a few disadvantages: the need of users’ and their families’ knowledge and skills, besides an educational effort for the professionals. Literature reveals that the improper use of inhalation devices by the patients is elevated, even superior to 50% in most of the studies. Other studies also identified, lack of skills by a large part of the professionals investigated, what worsens the situation. Health education (HE) is a recommended alternative and it shows positive results in asthma. However, in Brazil, these studies are insufficient and there is also a lack of any asthma management training program for pharmacists. Thus, an asthma educational program (AEP) for those professionals was developed under HE perspective. GENERAL AIM: To develop and to assess an asthma educational program, for a pharmacists group working in a pharmacy chain in Belo Horizonte, Brazil, seeking to: (1) increase their asthma knowledge, (2) improve their skills in the management of inhalation devices and (3) produce a larger participation in the control of that disease.
METHODS: The educational intervention (AEP), was designed following he steps proposed by Bedworth (1992): diagnosis, planning, implementation and assessment (structure, process and results, according to Donabedian’s paradigm). The adopted strategies consisted in a training program and in the joint construction of educational materials. The workload was distributed, in 12 hours for the theoretical part and 9 hours for the practical part. In the stage that contemplated the interaction of
these two approaches, there were 25 hours necessary for the practice in community and 4 hours for each one of the 10 workshops for development of skills applied for the pharmacists to the countersellers. In addition, each lecture carried out at the school lasted nearly one hour. To describe and assess the implementation and the effects of the AEP, an exploratory case study was carried out. Data were collected through questionnaires, interviews and focal groups, at the beginning and at the end of the research. Qualitative analysis was carried out according to Bardin (1977).
RESULTS: A number of twenty-five pharmacists participated in this study, being mainly women (84%), with an average age of 33 years and the time of formation was 9 years. They worked more than 4 years in the pharmacy chain. Besides of professional activities, 88% of the studied group assumed pharmacy manager functions. Their main information source in asthma was the package insert. The low previous knowledge and skills was associated to the lack of continuous training in asthma. Also, being the products sealing-waxed, they could not access their use instructions.
At the end of the research, a high satisfaction with the process was observed and revealed in the structure evaluation, process and results of the program. Among the constructed educational materials, the more valued were the book of inhalation devices techniques and the kit of placebos to simulate with the users. The analysis demonstrated an increase on asthma knowledge and skills enough to identify, classify, and use inhalation devices (10 techniques), as a larger capacity to identify problems in the process of the inhalators’ use. Results evidenced a trend to new attitudes and the larger professionals' perception on their role in the asthma control. The program reached 153 clerks that participated in the practical workshops, more than 2.500 patients assisted g the “campaign on the asthma ", about 3.000 students of public schools that attended the 90 lectures supplied by the trained pharmacists and 50 pharmacy and physiotherapy students that acted as monitors in the work. FINAL CONSIDERATIONS: The asthma educational program demonstrated to be a strategy to accomplish the initials goals proposed by the European Pharmaceutical Forum (1998), in relation to the performance of the pharmacists close to the people suffering asthma. In a short time period, asthma knowledge increased, skills development in the management of
inhalation devices by the patients counseling endowed professionals safety to answer to the patients’ needs, indicating the potential of AEP for an extended disease control at primary care level.
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