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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39025
AVALIAÇÃO II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 2017
Currículos - avaliação
Educação - estudo e ensino (Pós-graduação)
Fiocruz Brasília
Alternative title
Avaliação da II edição do Curso de especialização em Saúde Coletiva da Escola Fiocruz de GovernoAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: A avaliação é uma importante ferramenta para a educação, que permite o aprimoramento e revisão das práticas educacionais. A segunda edição do Curso de Especialização em Saúde Coletiva (II CESC), da Escola Fiocruz de Governo (EFG), realizada durante 2017 em Brasília, teve por objetivo proporcionar uma formação generalista, reflexiva e crítica sobre a Saúde Coletiva no Brasil. O curso foi elaborado com base em 4 eixos programáticos e um tema transversal e contava com a realização de um portfólio reflexivo e um TCC como principais formas de avaliação. O curso foi ofertado pela primeira vez em 2015 e passou por uma reformulação no ano de 2016, com a finalidade de tornar a especialização mais generalista. Objetivo: o objetivo deste trabalho foi avaliar as dimensões da efetividade, satisfação e construção coletiva do II CESC da EFG. Metodologia: essa é uma pesquisa avaliativa com triangulação de métodos. O modelo de avaliação foi elaborado com base em 3 dimensões: a efetividade, a construção coletiva e a satisfação. Para avaliar a efetividade, foi usado um questionário autoaplicado, com questões referentes às competências propostas pelos eixos programáticos. A construção coletiva foi avaliada por meio de roda de conversa com os articuladores e professores do curso, com temática livre e comentários acerca dos eixos programáticos. A última dimensão, a satisfação, foi avaliada por meio de um questionário objetivo, com questões referentes às expectativas de cada participante e ao alcance dessas. Resultados: os resultados apontam que na avaliação dos estudantes, os eixos programáticos alcançaram os objetivos propostos de forma efetiva. Do ponto de vista do docente, a construção coletiva do curso foi bem-sucedida, mas há alguns pontos que precisam ser melhorados para edições futuras do CESC. Além disso, os docentes se mostraram satisfeitos em relação aos resultados obtidos com o curso, mas apontam que o portfólio e as atividades em campo devem ser aprimoradas. Conclusão: o II CESC se mostrou um curso exitoso. Com isso, a avaliação do curso se torna uma importante ferramenta na construção do curso, assim como exemplo para outras especializações em saúde realizadas no Brasil.
Keywords in Portuguese
Saúde coletivaCurrículos - avaliação
Educação - estudo e ensino (Pós-graduação)
Fiocruz Brasília
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