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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3897
ACS: AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL? ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM EDUCAÇÃO POPULAR NO DISTRITO SANITÁRIO III DA CIDADE DO RECIFE
Alternative title
ACS: agents of social transformation? Performance of Community Agents of Health in popular education in District III of RecifeAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Educação Popular na saúde, como estratégia de intervenção, visa à modificação do status quo da lógica dos serviços de atenção básica, priorizando a criação de espaços coletivos no qual a valorização do diálogo e a troca dos saberes e reflexões entre técnicos e populares são acolhidos e incorporados como processo em construção de conhecimentos e práticas voltados à superação da lacuna cultural existente entre os serviços e a população. Nesse sentido, o agente comunitário de saúde (ACS) tem papel relevante de mediador entre o serviço, a comunidade e os diferentes saberes. Estimula a autonomia e compartilha responsabilidades na busca do fortalecimento dos direitos à cidadania e do papel social do coletivo. Sensibiliza e desperta a população para a conquista e reivindicação de novas formas de interação com o meio e para o exercício de controle da própria vida. Considerando o papel do ACS no processo de resignificação das práticas de saúde junto à comunidade, torna-se relevante o estudo sobre o discurso e prática desse ator no processo de transformação da situação de saúde da comunidade, por meio de ações de Educação Popular em saúde. O Distrito Sanitário III (DS III) foi o pioneiro a desenvolver os projetos de Educação Popular em Saúde, direcionados para capacitação dos ACS. Utilizando metodologia qualitativa este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, com o objetivo de analisar o papel do ACS, enquanto educador popular em saúde, para a transformação da situação de saúde da comunidade, no DS III, da cidade do Recife; levando em consideração as expectativas, desejos, motivações, dificuldades e desafios dentro da realidade vivenciada por eles neste trabalho. Foi observada a satisfação pessoal de todos ACS entrevistados que passaram por esta capacitação. Apesar de algumas dificuldades enfrentadas nesse processo de trabalho, relataram o fortalecimento de suas ações e valorização pessoal através da resignificação dos seus papeis perante a comunidade e equipe de trabalho. Hoje são reconhecidos e se reconhecem como Educadores, à medida que realiza sua prática compromissada com a comunidade que pertence e atua, para a transformação da realidade local, e conquista de relações mais humanas e igualitárias dentro e fora dos serviços de saúde
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