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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38593
AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE À SAÚDE BUCAL DO DEFICIENTE INTELECTUAL SOB A PERSPECTIVA DO CUIDADOR
Author
Affilliation
Universidade Federal Fluminense. Nova Friburgo, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Departamento de Saúde Coletiva. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Vale do Rio Doce. Governador Valadares, MG, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Nova Friburgo, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Departamento de Saúde Coletiva. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Vale do Rio Doce. Governador Valadares, MG, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Nova Friburgo, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estudos relatam uma percepção negativa dos usuários sobre a qualidade dos serviços de saúde bucal no Brasil e apontam falhas relacionadas basicamente à acessibilidade. Paralelamente, observa-se que pessoas com deficiência apresentam níveis de saúde geral e bucal inferiores à população em geral. Tal fato se atribui, principalmente, às barreiras que ainda existem aos cuidados em saúde. Objetivou-se avaliar o acesso/acessibilidade e identificar as barreiras ao cuidado em saúde bucal de pessoas com deficiência intelectual (DI), sob a perspectiva dos cuidadores. Estudo de abordagem qualitativa, exploratório com orientação metodológica avaliativa, realizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, de feveriro/2016 à fevereiro/2017. A amostra aleatória foi composta por 55 cuidadores de pessoas com DI, a fim de se aprofundar o entendimento desse grupo sobre o acesso/acessibilidade aos serviços de saúde bucal. Após transcrição e organização dos dados, discursos e ideias centrais, a análise foi realizada por meio da Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, segundo Lefevre, 2000. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, local, conforme a Resolução nº 466/12, sob CAAE nº 0045.0.258.000-09. Os resultados indicaram barreiras para o acesso e atenção em saúde bucal aos pacientes com DI, tais como: falta de estrutura e organização do serviço, deficiente formação dos profissionais para o atendimento, qualidade/baixa resolubilidade dos procedimentos realizados, dentre outras. Uma prática de atenção à saúde fragilmente intersetorializada e integralizada, além de fracamente embasada na promoção da saúde e no comprometimento com os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde, foram outros achados do estudo. Discute-se a saúde como um bem social e que o ser humano é indivisível, qualificando esforços que devem ser direcionados para garantia da integralidade das ações em saúde. Apesar dos avanços, o paciente com DI ainda vem enfrentando barreiras, particularmente relativas a acessibilidade; oferta, acolhimento, capacidade/competência de produção de serviços que respondam às necessidades de saúde bucal dessa população. Aponta-se a importância de estudos de monitoramento e avaliação para a produção de informação capaz de subsidiar a gestão de políticas, programas e ações, no sentido de reordenação e melhoria de práticas.
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