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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38417
FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA: A REPERCUSSÃO DA PÍLULA DO CÂNCER NO YOUTUBE
Criação de conteúdos
Fosfoetanolamina sintética
Pílula do câncer
Produção
Distribuição
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O final do ano de 2015 foi marcado pela repercussão na mídia do Brasil e do exterior da polêmica em torno da Fosfoetanolamina Sintética, substância que era produzida e distribuída a pacientes com câncer pela Universidade de São Paulo desde meados da década de 1990, até uma portaria publicada pela instituição proibir sua produção e distribuição. O objetivo deste trabalho é analisar como a polêmica foi retratada no YouTube, principal plataforma de vídeos online do mundo, com mais de um bilhão de usuários. Também foi objetivo da pesquisa analisar o papel dos usuários na criaão de conteúdos. Buscamos os 30 principais vídeos em número de visualizações para quatro palavras-chave: “Fosfoetanolamina”, “Pílula do Câncer”, “Chierice” e “Fosfo”, chegando a um corpus de análise de 95 vídeos. Aplicamos análise de conteúdo, com um protocolo de análise criado para esta pesquisa, com base no protocolo da Rede Ibero-americana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico e com a inclusão de uma categoria de análise sobre conteúdo gerado por usuários (CGU) e o conteúdo gerado por profissionais (CGP). Dos 95 vídeos, 50 foram classificados como CGProfissionais e 45, CGUsuários, o número total de visualizações dos 50 vídeos CGP é de 1.462.052, enquanto o número de visualizações dos 45 vídeos CGU é de 3.054.754. Chamou atenção a força dos Videoblogs, produções de vídeos pessoais para internet, que são utilizados tanto por divulgadores científicos – que mantêm canais de divulgação científica – como por leigos. O gênero “Videoblog - divulgador científico” contabiliza 12 vídeos, com 1.649.998 visualizações; e o gênero “Videoblog – leigo” classifica 15 vídeos, com 946.697 visualizações. Somadas, as visualizações destas categorias chegam a 2.596.695, sendo 57,48% das visualizações do corpus. Duas considerações importantes a serem feitas são a enorme presença e visibilidade do tema fosfoetanolamina no YouTube – que mostra a relevância para o debate sobre saúde pública de se entender melhor uma ferramenta com tamanho impacto sobre um tema bastante controverso em saúde – e a enorme relevância da divulgação científica feita pelos "vlogs/produsers", que com um modelo barato de divulgação científica alcançam milhares de pessoas.
Keywords in Portuguese
Mídias sociaisCriação de conteúdos
Fosfoetanolamina sintética
Pílula do câncer
Produção
Distribuição
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