Author | Reis, Inês Nascimento de Carvalho | |
Author | Santos, Natanael dos | |
Author | Lima, Idenalva Silva de | |
Author | Silva, Lauriana Cristina Almeida da | |
Author | Reis, Gilberto de Oliveira | |
Author | Sá, Renata | |
Access date | 2019-12-17T12:00:35Z | |
Available date | 2019-12-17T12:00:35Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | REIS, Inês Nascimento de Carvalho et al. Transformação de espaço invisível para espaço público de promoção da saúde: estudos sobre salas de espera. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. | pt_BR |
ISBN | 978-85-85740-10-8 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38384 | |
Abstract in Portuguese | Transitam milhares de pessoas nos serviços públicos e privados. Há horas de aguardo por um atendimento e, muitas vezes, ocupadas com programas televisivos ou iniciativas para amenizar a espera. Por outro lado, estudos mostram que as salas de espera refletem o modelo assistencial e podem ser espaços educativos se forem transformados em espaços públicos e saírem da “invisibilidade” institucional. Apresentar resultados de pesquisas sobre a expressão e transformação de serviços através de salas de espera na Saúde Pública. O presente trabalho apresentará a síntese de três pesquisas sobre sala de espera (SE): - revisão sistemática em que três pesquisadores identificaram e analisaram os 33 periódicos sobre atividades educativas em sala de espera, disponíveis online gratuitos na língua portuguesa até 2015, na Biblioteca Virtual em Saúde; - realização e análise de 91 entrevistas realizadas com gestores, profissionais de saúde e usuários de todos os 17 Centros de Saúde Escola (CSE) existentes no Brasil em 2010; - observação participante de profissionais de saúde e estudantes através de diários de campo, fotografias, filmes e questionários com usuários na sala de espera de um estudo de caso em CSE, desde 2000. Os 33 artigos mostram o compartilhamento entre profissionais e usuários na SE. 15% citaram que atividades amenizam a ansiedade da espera. 67% apresentaram técnicas de incentivo ao diálogo (teatro, música, filmes, degustação, etc). As entrevistas relacionadas aos CSE mostraram a correlação entre promoção da saúde, adoecimento e habilidades pessoais. As atividades educativas foram definidas como transmissão do conhecimento através de palestras, inclusive em SE. O estudo de caso de CSE mostrou que a SE expõe como a instituição acolhe o usuário e as relações de poder. Metodologias participativas valorizam troca de conhecimentos e aproximam usuário e profissional (oficinas de arte). A pesquisa com os CSE demonstra a necessidade de entendimento sobre metodologias participativas preconizadas em políticas públicas. Isto é fundamental para a coerência nas práticas profissionais que contribuam para a promoção da saúde. As salas de espera denunciam as relações de poder. As SE podem ser transformadas em espaços públicos, se não forem invisíveis a instituição e forem aproveitadas como espaço interativo e de diálogo. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Serviços públicos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Serviços privados | pt_BR |
Subject in Portuguese | Salas de espera | pt_BR |
Subject in Portuguese | Modelo assistencial | pt_BR |
Subject in Portuguese | Espaço educativo | pt_BR |
Title | Transformação de espaço invisível para espaço público de promoção da saúde: estudos sobre salas de espera | pt_BR |
Type | Papers presented at events | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Event date | 2018 | |
Event Location | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Event title | 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democracia | pt_BR |
Event type | Congresso | pt_BR |