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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38261
SENTIDOS DO NASCER: AÇÃO DE EDUCOMUNICAÇÃO PARA MUDANÇA DA PERCEPÇÃO SOBRE O PARTO E NASCIMENTO
Formação de educadores
Profissionais da saúde
Atenção obstétrica
Gestantes
Cesária desnecessária
Author
Affilliation
Prefeitura de Belo Horizonte. Secretaria Municipal de Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
De março de 2015 a dezembro de 2017. Exposição Sentidos do Nascer: formação de educadores, multiplicadores e profissionais de saúde para mudança da cultura e da atenção obstétrica. Sensibilizar a população, em particular gestantes e profissionais da saúde sobre a epidemia de cesariana desnecessária e prematuridade iatrogênica no Brasil; divulgar as boas práticas e os direitos da mulher e da criança e a visão crítica à hipermedicalização do parto e nascimento. Sensibilização e formação de mediadores e multiplicadores por meio da participação na exposição Sentidos do Nascer. A exposição, itinerante, imersiva e interativa, conjuga diferentes linguagens (arte-digital e técnicas teatrais) e suportes (vídeos, fotografias, cenários, infográficos e painéis escritos), com intuito de gerar emoções através da arte e instigar o visitante de forma lúdica. 42170 pessoas visitaram a exposição em 5 cidades; formação de 242 mediadores, 60 multiplicadores, 564 profissionais do SUS-BH e 43 professores/lideranças comunitárias da rede municipal de ensino (Escola Aberta). Mudança de opinião sobre o parto normal 67,5% e sua a avaliação como “excelente” passou de 42,0% para 81,4%; 87,4%das gestantes mudaram a preferência para o parto normal. A avaliação foi positiva (93,4%) e houve repercussão com 70 mil seguidores no Facebook. A exposição busca o engajamento das pessoas, em especial gestantes e profissionais de saúde, com informação e emoção para a promoção do parto e nascimento respeitoso, baseado em evidências. Envolve professores e alunos da educação, potentes transformadores da cultura. Políticas públicas devem assumir a reflexão crítica e conflitos de interesses. O desafio é ampliar a participação de profissionais de saúde, em especial médicos, para maior sensibilização e apoio às mudança no modelo de atenção. Esta iniciativa pode ser replicada para apoiar a mudança de cultura, reduzir as taxas de cesariana desnecessária, de prematuridade iatrogênica e seus efeitos deletérios sobre a saúde da mulher e da criança. A exposição pode ser montada em espaços fixos para educação permanente em saúde e formação profissional, com articulação de parcerias nos territórios com universidades, secretarias municipais e movimentos sociais.
Keywords in Portuguese
Exposição Sentidos do NascerFormação de educadores
Profissionais da saúde
Atenção obstétrica
Gestantes
Cesária desnecessária
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