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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38209
SABERES MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO BRASIL E NA ESPANHA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo se insere na pesquisa de doutorado “A Formação em gestão de sistemas universais de saúde: semelhanças e diferenças entre Brasil e Espanha”, que teve como objetivo analisar a formação em gestão em saúde no Brasil com base nas semelhanças e diferenças com a formação desenvolvida na Espanha. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da ENSP/Fiocruz e seguiu os termos da Resolução 466/12. Os resultados apresentados estão relacionado a um dos objetivos específicos da pesquisa, que visou discutir como são construídos e estão organizados os currículos dos cursos de gestão em saúde selecionados no Brasil e na Espanha. O estudo envolveu uma abordagem qualitativa da realidade, com a utilização da entrevista e da pesquisa documental como técnicas de pesquisa. Foram investigados 9 cursos no Brasil e 4 na Espanha, de diferentes níveis de formação, pertencentes a instituições públicas e privadas de ensino. Das 25 entrevistas realizadas, 15 foram com coordenadores de curso sobre a origem e a construção e organização do currículo. Os componentes curriculares foram identificados por meio de planos de curso e outros documentos disponíveis na internet. Levou-se em consideração a denominação da unidade mais desagregada do currículo, como módulos ou disciplinas. As mesmas foram sistematizadas em 14 grupos temáticos. O nível de ensino não foi um fator determinante na definição de componentes curriculares pelos cursos nos dois países. A sistematização dos componentes indicou que o ensino da gestão se compõe por saberes relacionados a um conjunto de disciplinas, na maior parte, ligadas às ciências sociais aplicadas como a administração, a economia, o direito, as ciências da informação. Todos os cursos pesquisados apresentaram componentes curriculares de ‘Política, Planejamento e Gestão’ e ‘Administração’. No Brasil existe um predomínio de grupos temáticos mais mais afeitos à administração. Já na Espanha existe um certo equilíbrio entre os grupos mais afeitos à saúde e àqueles mais afeitos à administração. A incorporação dos componentes curriculares voltados à gestão clínica e da qualidade vão se agregando aos conteúdos mais tradicionais, como os da administração e da política de saúde. Esse fato contribui para que o ensino da gestão seja como um ‘mosaico’, com muitos desenhos em função das contribuições de diferentes áreas disciplinares. Entende-se como fundamental ampliar o ensino da gestão participativa, pouco evidenciada no estudo realizado.
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