Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37959
REFLEXÕES SOBRE O USO DE MATERIAL PARA EDUCAÇÃO ENTRE PARES NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Adulto jovem
Avaliação
Educação entre pares
Material educativo
Programa Saúde da Escola
Health at school
Youth health
Educational resouces
Evaluation
Health in School Program
Alternative title
Thinking about uses of a peer education resource at the federal Health in School ProgramAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivos: Compreender fatores que interferem no uso do recurso educacional “Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares” e verificar a contribuição do material à promoção da participação juvenil na educação em saúde dentro da escola. Método: Pesquisa- ação realizada em 10 escolas públicas de cinco capitais representantes das diferentes regiões do país: Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus e Recife. Foram conduzidas 99 oficinas junto a 280 jovens nas 10 escolas. Jovens selecionados em cada escola participante foram previamente formados para utilizar o material sendo responsáveis pelas oficinas, discussão e sistematização das experiências de uso. Resultados: Constatou-se: dificuldade de interpretação dos textos, divergência entre o tempo previsto para a realização das atividades e o disponível na escola; a importância de uma formação inicial para os jovens. As oficinas ocorreram em espaços e tempos não formais dentro da escola. Sugeridos novos temas. Pontos fortes: indicação de recursos, proposta de oficinas e atividades. A roda de conversa foi a estratégia melhor aceita. O fator de diálogo entre pares foi positivo na dinâmica da educação em saúde na escola Conclusão: O Guia constituiu um dispositivo para a reflexão e diálogo entre os jovens capaz de fortalecer a educação entre pares no espaço escolar. Identificou-se limites do uso auto instrucional do material. Seu uso é sensível às relações de poder que perpassam o espaço físico e simbólico da escola.
Abstract
Goals: To understand the factors that foster or hinder the use of the Guide for Adolescents and Young People for Peer Education and to verify the material strengths related to the promotion of youth participation in health education in school community. Method: An exploratory action research was carried out in 10 public schools of five capitals representing the different regions of the country: Brasilia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus and Recife. There were 99 workshops engaging 280 young people in 10 schools. Young people selected at each participating school were previously trained to use the material being responsible for the workshops, discussion and systematization of the experiences of use. Results : Challenges to use the Guide concerned the difficulty of interpreting texts by the students; the need to adjust the time planned for the activities and the time available at school; the importance of initial training for young people ; the workshops could only be done in informal situations at school. New topics were suggested and material strengths indicated. The conversation was the most popular and easyto-carry strategy. Conclusion : The Guide was a device for reflection and dialogue among young people. pointing out the need for mediation and the limit of the material as self instructional. The dialogue between peers was positive in the dynamics of health education at school.
Keywords in Portuguese
Saúde escolarAdulto jovem
Avaliação
Educação entre pares
Material educativo
Programa Saúde da Escola
Keywords
Peer educationHealth at school
Youth health
Educational resouces
Evaluation
Health in School Program
Share