Author | Köptcke, Luciana Sepúlveda | |
Access date | 2019-12-13T18:31:27Z | |
Available date | 2019-12-13T18:31:27Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. Revisitando a parceria museu-escola: currículo e formação profissional. Museologia e Patrimônio: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 15-35, 2014. | pt_BR |
ISSN | 1984-3917 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37937 | |
Abstract in Portuguese | O presente texto situa a parceria museu-escola na discussão da legitimidade social dos espaços educativos na modernidade, a partir da análise das categorias “formal”, “nãoformal” e “informal” em educação. Constrói a relação de parceria como objeto de análise, definindo-a como situação relacional a ser abordada a partir da perspectiva culturalista do currículo. Finalmente, coloca em pauta as implicações desta abordagem para a formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos com este tipo de experiência, no museu como na escola. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Parceria museu escola | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação não formal | pt_BR |
Subject in Portuguese | Currículo | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação profissional | pt_BR |
Title | Revisitando a parceria museu-escola: currículo e formação profissional | pt_BR |
Alternative title | Approaching the museum and school partnership from a curriculum point of view, building new professional capacities | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Abstract | The paper approaches the museum and school partnership from a curricula critical theory perspective. It analyses “partnership” as a social and relational category considering it among other operational ones as formal, non-formal and informal education. Those social and technical representations of educational practices and agents, when situated from a historical and social point of view, reveal something of the struggle for legitimacy in the educational field. Finally, it suggests that understanding the school and museum real curricula should bring new perspectives to the professional and initial education of the partners engaged in those situations. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil / Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Subject | Heritage Education | pt_BR |
Subject | Citizenship Education | pt_BR |
Subject | Educational Programs | pt_BR |
Subject | Museum Education | pt_BR |
DeCS | Museus | pt_BR |
DeCS | Aprendizagem | pt_BR |