Author | Santos, Bruna Navarone | |
Author | Braga, Cristiane Nogueira | |
Author | Sousa, Isabela Cabral Félix de | |
Access date | 2019-10-10T13:57:18Z | |
Available date | 2019-10-10T13:57:18Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SANTOS, Bruna Navarone; BRAGA, Cristiane Nogueira; SOUSA, Isabela Cabral Félix de. In: SEMINÁRIO CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 1., 2019, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ, 2019, p. 1-10 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36329 | |
Abstract in Portuguese | O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz), no Rio de Janeiro, possibilita há mais de trinta anos que estudantes no ensino médio iniciem as atividades científicas por convênios firmados com escolas e/ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Mediante a análise de entrevistas semiestruturadas e realizadas com 15 alunos(as) e 32 egressos(as) do Provoc-Fiocruz, identificamos em suas escolhas de áreas acadêmico-profissionais a tendência a escolherem aquelas consideradas socialmente mais adequadas ao seu gênero. Estas escolhas são também justificadas por emoções que categorizamos como “gosto”, “interesse” e “orgulho/reconhecimento”. Verificamos como estes aspectos emocionais se expressam nos relatos sobre as práticas de formação acadêmica e profissional destes(as) jovens e consideramos uma proposta de intervenção, o ensino de Sociologia, no processo formativo. Consideramos que este ensino pode incentivá-los(as) a compreenderem como historicamente e culturalmente as práticas profissionais vêm sendo atribuídas a construções de gênero que são expressas pelas emoções. A partir desta proposta de ensino, pretende-se promover a problematização sobre as diferenças de gênero, abordando conceitos sociológicos e antropológicos, e suas implicações na construção dos conhecimentos sobre as áreas que redundam em escolhas acadêmicas e profissionais. | pt_BR |
Sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Educação | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Emoções | pt_BR |
Subject in Portuguese | Currículo de Sociologia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Iniciação Científica | pt_BR |
Title | A relevância do ensino de Sociologia na formação acadêmica e profissional de jovens no Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Type | Papers presented at events | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Sociologia/educação | pt_BR |
DeCS | Sucesso Acadêmico | pt_BR |
DeCS | Antropologia | pt_BR |
DeCS | Identidade de Gênero | pt_BR |
Event date | 2019-05-24 | |
Event Location | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Event title | Seminário Ciências Sociais e Educação, 1 | pt_BR |
Event type | seminary | pt_BR |