Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35670
AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO RECIFE
Melo, Marcos Roberto Andrade de | Date Issued:
2010
Alternative title
Shares of health education in the health surveillance of RecifeAdvisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nos últimos anos, a Vigilância Sanitária emergiu como foco de interesse nas políticas públicas voltadas para a promoção e proteção da vida. Tradicionalmente as ações de Vigilância Sanitária são normativas e funcionam com o olhar para a lógica das normas e regras, mas sua ampla abrangência possibilita ocupar um espaço privilegiado de promoção da saúde. Ela está relacionada com o controle de produtos e serviços presentes no cotidiano da população, o que lhe abre um espaço pouco explorado na Educação em Saúde. É necessário desenvolver ações capazes de aliar o saber técnico à garantia de espaços de envolvimento das pessoas na construção de políticas de saúde, para possibilitar mudanças de práticas, no campo da saúde coletiva, que potencializem a promoção da saúde. Com o objetivo de analisar como as ações de educação em saúde desenvolvidas pela Vigilância Sanitária têm contribuído para a construção da promoção da saúde na cidade do Recife, esse estudo utilizou entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental como técnicas de pesquisa, configurando-se como qualitativo exploratório-descritivo. Os dados foram analisados com base na técnica de análise do conteúdo dividido em três etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. A análise de discurso permitiu identificar que as ações de educação em saúde foram associadas por gestores e técnicos à educação continuada em saúde, assim como não foram priorizadas nos planos de ação como também nos relatórios de gestão e, quando referidas, tinham a perspectiva tradicional por parâmetro. Concluiu-se que são necessárias ações de educação em saúde para a promoção em saúde a partir de uma perspectiva dialógica e, para tanto, há que sensibilizar e capacitar técnicos com relação à educação em saúde como um processo social.
Abstract
In recent years, Health Surveillance emerged as interest focus in public policies for promotion and protection of life. Traditionally the actions of Health Surveillance are normative and work objectifying the logic of norms and rules, but its broad scope enables to occupy a privileged space to promote health. It is related to the control of products and services daily present in the population‘s life, which opens up a space scarcely explored in Health Education It is necessary to develop actions capable of combining technical knowledge to the guarantee of spaces for people's involvement in the construction of health policies, to enable changes in practice in public health field, that enhance health promotion. Aiming to analyze how the actions of health education, developed by the Health Surveillance, have contributed to the construction of health promotion in the city of Recife, this study used semi-structured interviews and documentary research as research techniques, setting up as exploratory and descriptive. Data were analyzed based on the technique of content analysis in four stages: preanalysis, material investigation, treatment and interpretation of results. Within discourse analysis, one has identified that the actions of health education have been associate for
managers and technicians with continuing education in health, and were not prioritized in the action plans as well as in management reports and, as such, had the traditional perspective per parameter. It was concluded that actions for health education are needed to promote health from dialog perspective and to this end, we must raise awareness and train technicians in relation to health education as a social process.
Share