Advisor | Lobo Neto, Francisco José da Silveira | |
Author | Ferreira, Débora de Cássia | |
Access date | 2019-09-13T19:31:04Z | |
Available date | 2019-09-13T19:31:04Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | FERREIRA, Débora de Cássia. Saberes e práticas pedagógicas dos enfermeiros que atuam como docentes nos cursos técnicos em enfermagem na escola de formação em saúde – EFOS São José SC. 2019, 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35592 | |
Abstract in Portuguese | O estudo realizado mostrou que há uma mentalidade enraizada que diz que para ser o professor de disciplinas ou educação tecnológica, mostra-se suficiente o conhecimento dos conteúdos que serão lecionados, em detrimento do conhecimento pedagógico. As políticas educacionais voltadas à formação docente da educação profissional e tecnológica não se mostram suficientes por não abrangerem um quantitativo expressivo de profissionais que atuam nas escolas técnicas do SUS, sobretudo na EFOS – escola de Formação em Saúde do estado de SC, onde foi realizada a presente pesquisa, tendo como objeto de estudo os enfermeiros docentes que atuam nos cursos técnicos de enfermagem. Neste estudo optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, que é aquela onde os dados são coletados através de interações sociais e analisados pelo pesquisador. Justifica-se a escolha pela abordagem qualitativa de natureza aplicada, uma vez que, são os sujeitos deste estudo que fornecerão os elementos da investigação e a pesquisa tem como objetivo gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Analisar e compreender os saberes e práticas docentes configura-se como elemento a ser descoberto e descrito, caracterizando desta forma um estudo de caso. As etapas desta pesquisa compreenderam a revisão bibliográfica e o conteúdo das entrevistas realizadas com os enfermeiros docentes da Efos – SC. Na análise conseguimos confirmar a ausência de formação e conhecimento pedagógico dos enfermeiros docentes que atuam na formação dos técnicos em enfermagem em uma escola de SC. A fala dos enfermeiros é clara, reconhecem que existe a necessidade de tal conhecimento e se mostram dispostos a aperfeiçoar sua prática docente e pedagógica caso seja oportunizado. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Profissional | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação Docente | pt_BR |
Title | Saberes e práticas pedagógicas dos enfermeiros que atuam como docentes nos cursos técnicos em enfermagem na escola de formação em saúde – EFOS São José SC | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2019-05-31 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Co-Advisor | Campello, Ana Margarida de Mello Barreto | |
Abstract | The study carried out showed that there is a rooted mentality that says to be the teacher disciplines or of technological education, it shows the knowledge of the contents that are taught, to the detriment of pedagogical knowledge. Educational policies aimed at teacher education in vocational and technological education are not sufficient because they do not include a significant number of professionals working in SUS technical schools, especially in EFOS - health education school in the state of SC, where the present research, aiming to study the teaching nurses who work in technical nursing courses. In this study we opted for qualitative research, which is that the data are collected through social interactions and analyzed by the researcher. The choice of the qualitative approach is justified because it is the subjects of this study that provided the elements of the research and the research aims to generate knowledge for the practical application, directed to the solution of specific problems. Analyzing and understanding the teaching knowledge and practices is an element to be discovered and described, characterizing the case study. The stages of this research comprised the literature review and the content of the interviews conducted with the EFOS - SC teaching nurses. In the analysis we were able to confirm the lack of training and pedagogical knowledge of teaching nurses who work in the training of nursing technicians in an SC school. The nurses' speech is clear, recognizes that there is a need for such knowledge and they are willing to improve their teaching and pedagogical practice if it is opportune. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Professional Education | pt_BR |
Subject | Health | pt_BR |
Subject | Formation Teacher | pt_BR |
Member of the board | Lobo Neto, Francisco José da Silveira | |
Member of the board | Falleiros, Ialê | |
Member of the board | Bomfim, Maria Inês do Rego Monteiro | |
DeCS | Educação Profissionalizante | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
DeCS | Escolas de Enfermagem | pt_BR |