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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35267
O GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: O SIGNIFICADO DAS AÇÕES DO ENFERMEIRO
Oliveira, Gustavo Costa de | Date Issued:
2014
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A atuação do enfermeiro na contemporaneidade tem demandado a incorporação de novos conhecimentos e habilidades para o exercício da profissão. No campo da saúde e da enfermagem, o contexto atual do trabalho tem gerado reflexões importantes e necessárias, especialmente no que tange ao gerenciamento da informação, que pode envolver o gerenciamento de dispositivos informativos que favorecem a articulação do trabalho individual e coletivo, bem como o desenvolvimento do serviço e a efetividade do cuidado. Deste modo, a presente proposta de estudo tem por objetivo compreender o significado das ações do enfermeiro voltadas para o gerenciamento da informação na Atenção Básica à Saúde, identificando as ações voltadas para o gerenciamento da informação que são executadas pelo enfermeiro; e analisando as ações voltadas para o gerenciamento da informação neste cenário em relação às intenções do enfermeiro. Tratar-se-á de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-metodológico será a sociologia fenomenológica de Alfred Schutz O campo de estudo será a Atenção Básica à Saúde, especificamente Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas à Gerência Distrital de Saúde Norte - Eixo Baltazar. A coleta de informações ocorrerá com enfermeiros, sujeitos do estudo, por meio de entrevista fenomenológica com as seguintes questões orientadoras: \201CQue ações voltadas para o gerenciamento da informação você vem executando na Atenção Básica?\201D e \201CO que tem em vista com essas ações?\201D. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para que profissionais e gestores reflitam sobre a importância de se compreender o gerenciamento da informação na Atenção Básica à Saúde, na medida em que se busque enfrentar o desafio de exercer o gerenciamento da informação para além das novas experimentações, concentrando-se na mobilização de atitudes capazes de gerar um impacto social significativo no campo do cuidado em saúde, que permita ao profissional instituir ações permeadas pela informação em saúde e ao usuário ser protagonista de sua própria vida.
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