Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34379
O USO DE APPLETS E APPS NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Soares, Marilia Amável Gomes | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Um dos grandes desafios existentes do modelo escolar nos dias de hoje é ser um local de descobertas para os alunos, onde eles possam perceber esse ambiente formal como um centro que os estimulará a buscar seus próprios caminhos de aprendizagem. No entanto, apesar de muitas propostas educacionais de boa qualidade, o atual modelo vigente está associado a antigas práticas, não atingindo os objetivos de ser um centro modificador e gerador de indivíduos que levarão a sociedade para o desenvolvimento social e econômico esperado. Com a melhoria das tecnologias, computadores portáteis e dos telefoneis móveis, tornou indispensável o seu uso na rotina de qualquer individuo. Nesse sentido, o objetivo é mostrar as possibilidades e limitações do uso de aplicativos educativos (Applets) de química para o ensino médio, que possa auxiliar os profissionais que buscam usar esses tipos de ferramentas na sua prática letiva a fim de estimular a aprendizagem dos conteúdos abordados Dentro dessa perspectiva, são apresentadas etapas importantes que se inicia com a avaliação do currículo pedagógico e a seleção de conteúdos que se relacione com Applets já existentes, seguido da construção de roteiros para a utilização de atividade virtual como elemento de apoio aos alunos e com isso observar o desempenho dos alunos. Os resultados nos indicam que além da dificuldade de leitura, que dificultou a ação da atividade, existe um analfabetismo relacionado à apropriação e utilização de ferramentas tecnológicas. Percebemos que apesar da possibilidade do uso das tecnologias que estão a sua disposição, um número significativo de alunos não se sentiu motivado em realizar a tarefa e grande parte deles não conseguiu operar as ferramentas tecnológicas disponíveis. Isso poderá, num futuro próximo, ser o grande desafio a ser vencido dentro das instituições de ensino.
Share