Advisor | Barbosa, Júlio Vianna | |
Author | Ferreira, Daniela Bendia | |
Access date | 2019-07-23T15:29:02Z | |
Available date | 2019-07-23T15:29:02Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | FERREIRA, Daniela Bendia. A construção do jogo da memória como estratégia de ensino do conceito de lixo, materiais reaproveitáveis e materiais recicláveis para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34363 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho visa educar a partir da introdução do conceito básico de lixo, materiais reaproveitáveis e recicláveis, tendo como primordial a inserção desses conhecimentos para que novas ações locais de conservação ambiental sejam implementadas. Tais conceitos foram trabalhados com 27 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Nilópolis na baixada fluminense, com o objetivo de construir novos conhecimentos que reflitam em novos comportamentos dentro da temática ambiental. Para isso, foi aplicado aos estudantes um questionário aberto contendo sete questões para fazer o diagnóstico. No processo de ensino foi ministrada uma aula expositiva. Um jogo da memória foi construído pelos estudantes de cada grupo formado, que no caso, foram três e permitiu o contato visual dos conceitos e figuras dos diferentes materiais descartados no dia-a-dia deles. Numa análise qualitativa, usando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), foi possível evidenciar que a construção do jogo da memória influenciou diretamente nos discursos analisados no questionário avaliativo, quando comparados com os do questionário diagnóstico, onde foram observados mudanças de conceitos e identificação de diferentes materiais recicláveis e reaproveitáveis presentes no dia-a-dia dos estudantes, assim como a identificação nas embalagens dos resíduos sólidos, do símbolo padronizado de reciclagem. Quanto à mudança de comportamento, só será observada, posteriormente, na atitude simples de jogar os resíduos na lixeira comum e mais adiante, nos recipientes padronizados para coleta seletiva que se espera ser implementados. | pt_BR |
Language | por | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Jogos Educativos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Ambiental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Prática Pedagógica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Lixo | pt_BR |
Subject in Portuguese | Reutilização de Equipamento | pt_BR |
Subject in Portuguese | Materiais reaproveitáveis | pt_BR |
Subject in Portuguese | Materiais recicláveis | pt_BR |
Title | A construção do jogo da memória como estratégia de ensino do conceito de lixo, materiais reaproveitáveis e materiais recicláveis para alunos do 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2014 | |
Departament | Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | This work aims to educate from the introduction of the basic concept of junk, reusable and
recyclable materials, prioritizing the insertion of that knowledge so that new local
environment conservation actions are implemented. Such concepts have been worked with 27
students of the sixth grade of elementary school from the state in the city of Nilópolis in
Baixada Fluminense, with the goal of building new knowledge to the students which reflect
new behaviors within the environment theme. For this, a questionnaire was applied to
students containing seven questions to get the diagnosis. In the process of teaching a lecture
was given. A memory game was built by students from each group formed by three of them
and it allowed the visual concepts and pictures of different materials discarded daily by them.
In a qualitative analysis, using the technique of the Collective Subject Discourse (CSD), it
was possible to evidence that the construction of the memory game influenced directly in the
speeches analysed in the evaluation questionnaire when compared to diagnostic questionnaire,
in which changes in concepts and identifying different recyclable and reusable materials
present in the daily life of the students were observed, as well as, the identification on the
packaging of solid waste, of standart recycling symbol. As for the change of behavior it will
only be observed later, in the simple attitude of dumping the waste in a ordinary basket and
afterwards, in the standard containers for selective collection which are expected to be
implemented. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Uso de Resíduos Sólidos | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde Ambiental | pt_BR |
DeCS | Jogos Experimentais | pt_BR |
DeCS | Reciclagem | pt_BR |