Advisor | Llerena Junior, Juan Clinton | pt_BR |
Advisor | Cardoso, Maria Helena Cabral de Almeida | pt_BR |
Author | Vieira, Carmelino Souza | pt_BR |
Access date | 2011-11-09T14:44:49Z | |
Available date | 2011-11-09T14:44:49Z | |
Document date | 2006 | pt_BR |
Citation | VIEIRA, Carmelino Souza. Alunos cegos egressos no Instituto Benjamin Constant (IBC) no período 1985 a 1990 e sua inserção comunitária. 2006. xvii, 364 f. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2006. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3430 | |
Abstract in Portuguese | O estudo teve como escopo investigar a integração sócio comunitária de um grupo de alunos egressos do IBC, ouvindo o que eles tiveram a nos dizer sobre suas experiências de viverem a deficiência visual. O cenário escolhido foi o IBC, mais concretamente a educação especial recebida naquele instituto, pois foi lá que esses egressos frequentaram aquele educandário, desde a pré-escola- até 8ª série do ensino fundamental. Ouvimos o que eles tiveram a nos dizer sobre suas experiências de viverem a deficiência visual, bem como que papel a educação especial recebida no Instituto exerceu em suas vidas durante as fases intra e extra Instituto.Objetivos: verificar como esses egressos situam a Instituição na trajetória de suas vidas; determinar como se entendem a inserção deles nas suas respectivas comunidades e no mundo do trabalho; quais as dificuldades de construção de identidade sócio-cultural que encontraram dentro do modelo educacional proposto pelo instituto; buscar quais as dificuldades apontadas para um modelo educacional diferente daquele adotado pelo IBC; quais os entraves verbalizados no que diz respeito à formação acadêmica e analisar os principais fatores que são tematizados como importantes à conquista da verdadeira cidadania. Para escrevermos sobre a vida desses egressos optamos por buscar em suas vozes,narrativas que retratassem suas trajetórias de vida. Foi realizado um encontro desses ex-alunos no IBC, que constou de uma conferência, 8 palestras e 2 grupos de estudos versando sobre educação e trabalho.O encontro nos possibilitou elaborar uma série de notas de campo, ou seja, uma base documental produzida ao longo do evento. Esse material serviu de suporte para a confecção de perguntas que foram enviadas aos egressos e respondidas livremente.A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e, o método utilizado para construção de fontes orais, foi elaborado e testado por Cardoso(1989). A resspeito da construção das fontes orais, após o contato inicial com os entrevistados, passamos à reconstituição da história pessoal deles, desde as mais remotas memórias da infância até os dias atuais. Elaboramos um roteiro temático de forma a interligar o objetivo geral com os específicos. Levamos os entrevistados a falarem sobre suas trajetórias de vida.Finalmente, nas considerações finais são apresentadas algumas sugestões como forma de contribuição para subsidiar a política implementada pelo IBC. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Instituto Fernandes Figueira | |
Rights | restricted access | |
Title | Alunos cegos egressos no Instituto Benjamin Constant (IBC) no período 1985 a 1990 e sua inserção comunitária | pt_BR |
Type | Thesis | pt_BR |
Defense date | 2006 | |
Departament | Departamento de Ensino | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira | pt_BR |
Degree level | Doutorado | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
DeCS | Pessoas com Deficiência Visual | |
DeCS | Participação Comunitária | |
DeCS | Educação Especial | |