Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3212
MUNDO INVISÍVEL: EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR A PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO HOSPIRAL DA CRIANÇA CONCEIÇÃO
Silveira Junior, João Batista Benitz | Date Issued:
2009
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Educação Permanente é um processo que busca desenvolver o conhecimento e aprimorar as
informações através de alternativas e soluções observadas no cotidiano do trabalho, num
processo organizado, sistemático e permanente, como uma política de desenvolvimento
funcional que visa o atendimento integral à saúde. Neste contexto, o estudo de pesquisa com
os usuários da Radiologia do Hospital da Criança Conceição será realizado para relatar os
dados obtidos buscando desenhar estratégias de Educação Permanente. O levantamento de
informações no mundo do trabalho, através das respostas obtidas com os usuários
proporcionará o questionamento sobre a utilização dos equipamentos e procedimentos de
proteção por parte de todos os atores envolvidos na realização de exames radiológicos. Este
questionamento é a proposta contida neste trabalho de pesquisa para desvelar o cenário de
realização dos exames radiológicos. As respostas descritas, da vivência dos usuários com os
trabalhadores, acerca da Proteção Radiológica, servirão como orientação para um novo pensar
sobre a Educação Permanente.
Share