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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27767
“SAÚDE COMO COMPREENSÃO DE VIDA”: AVALIAÇÃO PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Centro de Ensino em Ciências e Matemática. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Centro de Ensino em Ciências e Matemática. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde. A prática defendida e orientada pelo MEC nos PCNs é de que a saúde seja um eixo transversal ao currículo, considerando a escola como parceira da família e da sociedade na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa perspectiva, a escola tem uma co-responsabilidade de orientação. A proposta representa um avanço efetivo, mas esbarra em diferentes questões, desde a valorização da formação científica de professores e alunos na Educação Básica até a falta de qualidade na maioria dos livros didáticos. Assim, o objetivo do estudo consistiu em promover o resgate histórico das características formais, organização e metodologia do livro “Saúde, como Compreensão de Vida” (MS/DNES – MEC/PREMEM, 1977), publicação inovadora nos anos de 1980. Além disso, foi realizado um estudo exploratório de avaliação por especialistas visando subsidiar a criação de um livro sobre saúde destinado ao ensino fundamental.
Abstract
Current demands indicate the necessity of thinking different forms to teach about health. The practice advocated and guided by the Brazilian Ministry of Education in the National Curriculum Parameters is that teaching health is a cross-curriculum axis, considering the school as a partner of the family and society when promoting health of children and adolescents. This proposition represents an effective advance, but was hampered by many issues, from the enhancement of scientific training of teachers and students in Basic Education until the lack of good-quality educational materials. The purpose of this study was to promote the historical recovery of attributes like didactical patterns, organization and methodology of the book “Health as comprehension of Life” (MS/DNES – MEC/PREMEM, 1977), innovative publication in the 1980s. Moreover, there was an exploratory study of evaluation by experts, looking for its improvement for an updated edition.
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