Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26422
PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E FLUXOS DE INFORMAÇÃO EM REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
No campo da saúde, as ações coletivas em redes sociais são compreendidas e aplicadas tanto nos construtos teóricos do pesquisador, quanto na práxis social para a organização dos mecanismos de participação, exercício de direitos e controle social. A partir dessa compreensão, o estudo contemplou a Rede de Educação Popular e Saúde (RedePopSaúde), formada por especialistas, profissionais, estudantes, ativistas, gestores e atores de movimentos sociais, cujo substrato são os processos de mobilização e participação popular em saúde. O objetivo é perceber, por meio da configuração dos papéis e das posições interdependentes dos atores, os processos de comunicação e os fluxos de informações para o compartilhamento e a apropriação de saberes e práticas em saúde, em perspectiva emancipatória e política. A metodologia empregada é a análise de redes sociais (ars),realizada a partir de questionário eletrônico enviado aos participantes da lista de discussão na Internet da RedePopSaúde. Resultados parciais apontam para a centralidade que os atores acadêmicos e profissionais ocupam na Rede em relação aos processos de comunicação e fluxos de informação, e o papel relevante dos ativistas na mediação e manutenção dos elos entre os diferentes atores. Conclui-se que se trata de uma rede híbrida, diante da diversidade dos perfis dos atores, dos conhecimentos que detêm e das formas de intervenção e participação social e política que desenvolvem, além da necessária articulação com outras redes e coletivos para a sua manutenção e dinamismo.
Abstract
In health field, collective actions in social networks are understood and applied in the theoretical constructs of the researcher and in the social practice for organizing mechanisms for participation, exercise of rights and social control. From this understanding, the study included the Popular Education and Health Network, formed by experts, professionals, students, activists, actors and managers of social movements, whose substrate is the processes of mobilization and popular participation in health. The goal is to realize, through configuration of roles and positions of interdependent actors, communication processes and information flows for sharing and appropriation of knowledge and practice in health, in a perspective emancipatory and politics. The methodology employed is the social network analysis from the electronic questionnaire sent to participants of the discussion list on Internet Popular Education and Health Network. Partial results point to the centrality that actors occupy in academic and professional network in relation to communication processes and information flows, and the role of activists in the mediation and maintenance of links between the different actors. We conclude that it is a hybrid network, given the diversity of profiles of actors, who hold knowledge and forms of intervention and social and political participation that develop, along with the necessary coordination with other networks and groups for their maintenance and dynamism.
Share