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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26390
PRÁTICAS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO USO E À DIVULGAÇÃO DE AGENTES QUÍMICOS POTENCIALMENTE TÓXICOS NO AMBIENTE DOMÉSTICO
Propaganda
Agentes químicos
Vigilância sanitária
Saúde pública
Advertising
Chemicals agents
Health surveillance
Public health
Environment
Castro, Jane Silva Maia | Date Issued:
2011
Alternative title
Practices and meanings attributed to the use and disclosure of potentially toxic chemicals in the home environmentAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Atualmente o uso de substâncias químicas no ambiente domiciliar é muitodifundido e utilizado para diferentes finalidades como limpeza doméstica (desinfetantes, detergentes),e controle de vetores (inseticidas, raticidas, carrapaticidas) sendo que osconsumidores na maioria das vezes desconhecem as propriedades tóxicas dos componentes das formulações que utilizam. O comércio oferta uma variedade de produtos e marcas de inseticidas e raticidas com diferentes formas de apresentações (líquidos, em pó, em pasta, e elétricos), e com grande diversidade de princípios ativos.O objetivo desse estudo foi avaliar os sentidos atribuídos ao uso de agentes químicos potencialmente tóxicos utilizados no controle dos vetores no ambiente doméstico, relacionando-os com a influência de peças publicitárias desses produtos na mídia televisiva e das mensagens de rótulos desses produtos e sua conformidade com alegislação pertinente. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa e foi realizada nomunicípio de Niterói, na Região Oceânica em 2010. Adotamos estratégias distintas e complementares: análise documental; observação participante; questionários; eentrevistas semi-estruturadas sobre peças publicitárias de inseticidas domésticos. A pesquisa incluiu questionários em 125 residências para avaliar as práticas e a percepçãodos riscos no uso de inseticidas e raticidas no ambiente domiciliar. Destes 50 foram realizados em condomínio de classe média alta e 75 em Comunidade de baixa renda ambos na Região Oceânica de Niterói. Nossos resultados demonstraram que 92 por cento dogrupo Condomínio usam inseticidas e 77,7 por cento do grupo Colônia de Pescadores também usam. Em relação aos cuidados com manuseio de inseticidas, 54 por cento dos entrevistados do Grupo Condomínio e 25,3 por cento dos entrevistados do Grupo Colônia de Pescadores,disseram que não tomavam nenhum cuidado ao usar estes produtos. Em relação à freqüência de uso dos inseticidas, no Grupo Condomínio, 22 por cento dos entrevistados faziam uso dos inseticidas diariamente, 42 por cento só aplicavam o inseticida quando havia inseto e 10 por cento semanalmente. Já no Grupo Colônia de Pescadores, 16 por cento aplicavam inseticidas diariamente, 26 por cento quando apareciam insetos, e 9,3 por cento semanalmente. Quanto à leiturados rótulos das embalagens dos inseticidas, 60 por cento dos entrevistados do Grupo Condomínio disseram que liam estes rótulos, e 29,3 por cento do Grupo Colônia de Pescadores fizeram a mesma afirmação. Quanto à forma de conhecimento dos inseticidas foi através das propagandas de televisão referidas pelos dois grupos pesquisados. Em uma segunda etapa verificamos a influência de peças publicitárias de inseticidas domésticos no sentido atribuído a tais produtos. Para isso foram: 1) selecionadas 03 peças publicitárias em circulação na mídia televisiva; 2) analisadas e criadas categorias; 3) submetidas aos entrevistados. Foram analisadas 3 peças publicitárias de inseticidas veiculadas na mídia televisiva no período de 2008, 2009, 2010, utilizando-se o método de análise de conteúdo. As categorias geradas pela análise foram: Apelo ao status do usuário; Ocultação e minimização dos riscos; Símbolos de modernidade e cientificidade; Representações de um mundo asséptico; Representações de força, poder e controle. Com base nelas realizamos entrevistas semi-estruturadas em uma subamostra composta por 20 residências. A análise das entrevistas revelou o grau de eficácia de tais estratégias de persuasão e mostrou o quanto as propagandas influenciam na compra dos produtos. Evidenciamos ainda que risco à saúde e ao ambiente no uso destas substâncias é percebido no grupo de maior escolaridade e que a leitura e a compreensão dos rótulos dos inseticidas é dificultada pela linguagem técnica e excesso de informação. O fato de que o uso indiscriminado e contínuo destes produtos podem acarretar resistência aos inseticidas, não foi observado por nenhum entrevistado. Observamos neste estudo que a vulnerabilidade do consumidor é (independente da classe social, uma vez que todos se expõem aos inseticidas de alguma forma. O Grupo Colônia de Pescadores (baixa renda) se expõe mais para o risco de intoxicações agudas, pois são eles que aplicam os produtos usados no ambiente doméstico, já o Grupo Condomínio (alta renda) usam mais produtos e contaminam mais o ambiente coletivo, mas também se expõem de forma crônica, pois usam inseticidas de uso contínuo, e pulverizam seus condomínios com o fumacê. Concluímos que todas as propagandas analisadas utilizaram estratégias que ocultam o risco dos inseticidas no ambiente doméstico e não cumprem a legislação.
Abstract
Currently the use of chemicals in home environment is widespread and used for different purposes such as household cleaners (disinfectants, detergents), vector control (insecticides, rodenticides, acaricides). Consumers most often are unaware of the toxic properties of the components of formulations they use. Trade offer a variety of products and brands of insecticides, rodenticides with different forms of presentations (liquid, powder, paste, and electric), and with great variety of active ingredients. The aim of this study was to evaluate the meaning attributed to the use of potentially toxic chemicals used in vector control in households. Relating it to the influence of television advertisements and message labels of these products. We also conducted an analysis of their compliance with relevant legislation. The quali-quantitative research was held in Niterói, in the Ocean Region of Rio de Janeiro, Brazil in 2010. Combined and complementary strategies were adopted, such as: document analysis, participant observation, questionnaires, and semi-structured interviews on advertisements of household insecticides. The survey included 125 households questionnaires to assess the practices and perceptions of risks in the use of rodenticides and insecticides in the home environment. Of these 50 were held with high middle income Condominium and 75 low-income Fishermen Colony both located in the Oceanic Region of Niterói. Our results showed that 92% of the condominium group use insecticides and 77.7% of the Fishermen Colony also use. In relation to the care with handling of insecticides, 54% of respondents Condo Group and 25.3% of respondents Fishermen Colony Group, said they were not taking any care when using these products. In relation to frequency of use of pesticides in Group Condo, 22% of respondents made use of insecticides daily, only 42% when the insecticide was applied insect and 10% weekly. In Group Fishermen Colony, 16% applied insecticides daily, 26% when insects appear, and 9.3% weekly. How to read the package labels of insecticides, 60% of respondents said they read Group Condominium these labels, and 29.3% of Group Fishermen Colony made the same claim Both groups acquire information on pesticides through television advertisements. To verify the influence of advertisements of household insecticides in the meaning attributed to such products the following steps were taken: 1) selection of 03 outstanding pieces of advertising in television media, 2) analyzing and creating categories, 3) exibition of the advertisements to interviewees followed by interviews. We analyzed three insecticides advertisements broadcasted by television media in the years 2008, 2009, 2010, using the method of content analysis. The categories generated by the analysis were: Appeal to the user's status; Concealment and minimizing risks; symbols of modernity and rationality; representations of an aseptic world; Representations of strength, power and control. Based on them carry out semistructured in a subsample consisting of 20 residences. The analysis of results showed that advertisements influence the purchase of products that the perception of risk to health and the environment in the use of these substances is seen in the group with higher education and that reading and understanding the labels of pesticides is hampered by technical language, too much information The fact that the indiscriminate and continuous use of these products can cause resistance to insecticides, was not observed by any respondents. Consumers vulnerability is high, regardless of their social class since both groups were exposed to risk in some way. The Group Fishermen Colony (low income) are more exposed to the risk of acute poisoning, since they are the ones who apply the products used in home environment. On the other hand the Group Condominium (high income) use more products and pollute more in a collective environment, being exposed chronically, due to their continuous use of insecticides, and sprays fumacê. We conclude that all advertisements evaluated adopted strategies that conceal the household risk of pesticides and non-compliance with legislation.
Keywords in Portuguese
Inseticidas domésticosPropaganda
Agentes químicos
Vigilância sanitária
Saúde pública
Keywords
Household insecticidesAdvertising
Chemicals agents
Health surveillance
Public health
Environment
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