Author | Silva, Paul Hindenburg Nobre de Vasconcelos | |
Author | Lima, Maria Luiza Carvalho de | |
Author | Moreira, Rafael da Silveira | |
Author | Souza, Wayner Vieira de | |
Author | Cabral, Amanda Priscila de Santana | |
Access date | 2018-04-23T13:20:30Z | |
Available date | 2018-04-23T13:20:30Z | |
Document date | 2011 | |
Citation | SILVA, P. H. N. DE V. et al. Estudo espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta em Pernambuco. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 2, p. 409–415, abr. 2011. | pt_BR |
ISSN | 1518-8787 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26026 | |
Abstract in Portuguese | OBJETIVO: Analisar a distribuição espacial da mortalidade por acidentes de
motocicleta no estado de Pernambuco.
MÉTODOS: Estudo ecológico de base populacional, usando os dados
de mortalidade por acidentes de motocicletas ocorridos de 01/01/2000 a
31/12/2005. As unidades de análise foram municípios. Para a análise da
distribuição espacial dos óbitos foram construídos coefi cientes médios de
mortalidade, tendo como numerador os óbitos por acidentes de motocicletas
registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade e, como denominador,
a população do centro do período. Utilizaram-se técnicas de análise espacial,
suavização do coefi ciente pelo método bayesiano empírico local e o diagrama
de espalhamento de Moran, aplicados sobre a base cartográfi ca digital do
estado.
RESULTADOS: O coeficiente médio de mortalidade por acidentes de
motocicletas em Pernambuco foi de 3,47/100 mil habitantes. Dos 185
municípios, 16 faziam parte de cinco conglomerados identifi cados com
coefi cientes de mortalidade que variaram de 5,66 a 11,66/100 mil habitantes,
considerados áreas críticas. Três dessas áreas localizam-se na região de
desenvolvimento sertão e duas no agreste.
CONCLUSÕES: O risco de morrer por acidente de motocicleta é maior nas
áreas de conglomerado em regiões fora do eixo metropolitano, sugerindo
medidas de intervenção que considerem o contexto de desenvolvimento
econômico, social e cultural. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Motocicletas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Acidentes de Trânsito, mortalidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estudos Ecológicos | pt_BR |
Title | Spatial study of mortality in motorcycle accidents in the State of Pernambuco, Northeastern Brazil | pt_BR |
Alternative title | Estudo espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta em Pernambuco | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/S0034-89102011005000010 | |
Abstract | OBJECTIVE: To analyze the spatial distribution of mortality due to motorcycle accidents in the state of Pernambuco, Northeastern Brazil.
METHODS: A population-based ecological study using data on mortality in motorcycle accidents from 01/01/2000 to 12/31/2005. The analysis units were the municipalities. For the spatial distribution analysis, an average mortality rate was calculated, using deaths from motorcycle accidents recorded in the Mortality Information System as the numerator, and as the denominator the population of the mid-period. Spatial analysis techniques, mortality smoothing coefficient estimate by the local empirical Bayesian method and Moran scatterplot, applied to the digital cartographic base of Pernambuco were used.
RESULTS: The average mortality rate for motorcycle accidents in Pernambuco was 3.47 per 100 thousand inhabitants. Of the 185 municipalities, 16 were part of five clusters identified with average mortality rates ranging from 5.66 to 11.66 per 100 thousand inhabitants, and were considered critical areas. Three clusters are located in the area known as sertão and two in the agreste of the state.
CONCLUSIONS: The risk of dying from a motorcycle accident is greater in conglomerate areas outside the metropolitan axis, and intervention measures should consider the economic, social and cultural contexts. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Secretaria de Saúde da Cidade do Recife. Departamento de Vigilância e Saúde. Recife, PE, Brasil. | pt_BR |
Subject | Motorcycles | pt_BR |
Subject | Accidents, Traffic, mortality | pt_BR |
Subject | Ecological Studies | pt_BR |
DeCS | Acidentes, Tráfego / mortalidade | pt_BR |
DeCS | Teorema de Bayes | pt_BR |
DeCS | Brasil / epidemiologia | pt_BR |
DeCS | Humanos | pt_BR |
DeCS | Incidência | pt_BR |
DeCS | Motocicletas / estatística & dados numéricos | pt_BR |
DeCS | Topografia Médica | pt_BR |
DeCS | População urbana | pt_BR |