Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24665
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1083]
Metadata
Show full item record
INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS, SISTEMA DE GÊNERO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL (1939-1969)
Gênero e ciências
Educação feminina
Universidades no Brasil
Faculdades de filosofia
Ciências e letras
Gender and sciences
Women's education
Universities in Brazil
Schools of philosophy
Science and arts
Educação superior
Educação/politicas
Mulheres profissionais
Atividades científicas e tecnológicas
Mulheres/educação
Brasil
Alternative title
Institutionalization of the sciences, gender system, and scientific production in Brazil (1939-1969)Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Doutoranda em demografia Universidade de Campinas. Instituto de Filosofia de Ciências Humanas. São Paulo, SP, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Doutoranda em demografia Universidade de Campinas. Instituto de Filosofia de Ciências Humanas. São Paulo, SP, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
As experiências de educação feminina em nível superior, proporcionadas pelas políticas educacionais implantadas a partir da década de 1930, promoveram a inserção profissional de mulheres no mundo acadêmico e científico. Largamente negligenciada na historiografia brasileira das ciências, a análise desse fenômeno lança uma nova perspectiva sobre o sentido da institucionalização e profissionalização da atividade científica, processo no qual as mulheres atuaram efetivamente. Procuramos identificar sua presença ali, por meio da análise da produção científica presente em quatro revistas, no período entre 1939 e 1969, evidenciando-se diferenças de sexo quanto ao padrão de publicação.
Abstract
Thanks to policies put in place in the 1930s, women's experiences in higher education increased their professional participation in the academic and scientific worlds. Largely neglected in Brazilian historiography of the sciences, analysis of this phenomenon introduces a new perspective on the meaning of institutionalization and professionalization of scientific activities, a process in which women have played an authentic role. We explore their presence by analyzing the scientific production published in four journals between 1939 and 1969. Gender differences are detected according to the standard of the publication.
Keywords in Portuguese
Produção científica femininaGênero e ciências
Educação feminina
Universidades no Brasil
Faculdades de filosofia
Ciências e letras
Keywords
Women's scientific productionGender and sciences
Women's education
Universities in Brazil
Schools of philosophy
Science and arts
DeCS
UniversidadesEducação superior
Educação/politicas
Mulheres profissionais
Atividades científicas e tecnológicas
Mulheres/educação
Brasil
Share