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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24466
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO PARA INOVAÇÃO NA GESTÃO: UM ESTUDO DAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL NA FIOCRUZ
Aprendizagem Organizacional
Capacitação
Educação Corporativa
Inovação Organizacional
Capacitação
Organização e Administração
Desenvolvimento Institucional
Kaufmann, Carla Xavier dos Santos | Date Issued:
2013
Alternative title
Organizational learning as a strategic factor for innovation management: a study of training actions for institutional development at FiocruzAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa está situada em uma instituição de ciência, tecnologia e inovação em saúde, inserida no contexto do Complexo Econômico e Industrial da Saúde. Analisa os processos pelos quais a Fiocruz apreende e incorpora o conhecimento gerado no processo de implementação das ações de capacitação promovidas para o seu desenvolvimento institucional, com a finalidade de identificar características inibidoras para a promoção da aprendizagem organizacional. Como um estudo empírico, está baseada em uma ampla variedade de evidências e se configura em um estudo de caso. A análise documental e as entrevistas semi-estruturadas foram os recursos utilizados para identificar os mecanismos de apropriação do conhecimento gerados nos processos de implementação de duas experiências emblemáticas para a instituição: o Programa de Capacitação Profissional para o Desenvolvimento Institucional, implantado em 2001; e o Programa de Desenvolvimento Gerencial e de Qualificação da Gestão, implantado em 2010. Os resultados parciais da pesquisa comprovaram o pressuposto de que a Fiocruz carece de mecanismos eficazes que promovam a aprendizagem organizacional de forma sistemática. Como resultado final o estudo propõe uma estratégia para a aprendizagem organizacional, sistematizada em modelo integrado, tratado numa visão holística que articula estratégia organizacional, competências da gestão, gestão de pessoas e gestão da informação e do conhecimento, aqui considerados como elementos estruturantes. A partir destes elementos são elaboradas proposições e recomendações que se configuram como elementos críticos para a promoção da aprendizagem organizacional, e apontadas as melhores práticas para sua efetividade.
Abstract
The research is situated at an institution of science, technology and innovation in health,
within the context of the Economic-Industrial Health Complex. It analyzes the processes by
which Fiocruz apprehends and incorporates the knowledge generated in the process of
implementation of training activities promoted for its institutional development, with the aim
of identifying inhibiting features in the promotion of organizational learning. As an empirical
study, it is based on a wide variety of evidences and is configured as a case study. The
documentary analysis and semi-structured interviews were the resources used to identify the
mechanisms of appropriation of the knowledge generated in the implementation of two
flagship experiments for the institution: the Professional Training Program for Institutional
Development, established in 2001; and the Program of Management Development and
Qualification of Management, established in 2010. Partial results confirmed the assumption
that Fiocruz lacks effective mechanisms to promote organizational learning in a systematic
way. As a final result the study proposes a strategy for organizational learning, systematized
in an integrated model, treated in a holistic vision that articulates organizational strategy,
management skills, people management and information and knowledge management, here
considered as structural elements. From these elements are elaborated proposals and
recommendations that are configured as critical for promoting organizational learning, and
outlined the best practices for their effectiveness.
Keywords in Portuguese
Gestão do ConhecimentoAprendizagem Organizacional
Capacitação
Educação Corporativa
DeCS
AprendizagemInovação Organizacional
Capacitação
Organização e Administração
Desenvolvimento Institucional
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