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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2431
EDUCAÇÃO E EMPOWERMENT NO CAMPO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1997 A 2008
Educação em Saúde
Poder (Psicologia)
Tomada de Decisões
Promoção da Saúde/história
Literatura de Revisão
Pereira, Mônica Rodrigues Saraiva | Date Issued:
2009
Alternative title
Education and empowerment in the field of health promotion: review of Brazilian literature in the period 1997 to 2008Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: analisar a produção bibliográfica brasileira de Saúde Pública, visando conhecer
os conceitos que informam a relação entre educação, empowerment e promoção da saúde, nas
publicações Cadernos de Saúde Pública, Revista de Saúde Pública e Ciência e Saúde Coletiva, no
período de 1997 a 2008.
Metodologia: levantamento de artigos indexados com a palavra-chave promoção da saúde;
aplicação de uma ficha de avaliação, objetivando pré-selecionar os que tenham fundamentação
teórico-conceitual em promoção da saúde; seleção dos indexados com a palavra-chave Educação
em Saúde e empowerment, e elaboração de resenhas para análise e discussão.
Resultados: Dos 96 artigos encontrados 39 foram pré-selecionados pela ficha de
avaliação e destes traçou-se um breve delineamento da produção sobre promoção da saúde.
Foram selecionados 11 artigos indexados como educação e empowerment para a análise de
conteúdo.
Conclusão: Verificou-se que a promoção da saúde está ganhando visibilidade nas revistas
de produção acadêmica selecionadas, nos últimos anos. Apresenta-se como um campo vasto em
busca de se consolidar teoricamente, sendo a educação em saúde uma das estratégias cruciais a
partir de uma abordagem dialógica/radical, voltada para o empowerment comunitário,
interpessoal e político com vistas à participação social e cidadania.
Abstract
Objective: To analyze the Brazilian public health bibliographic production in order to
understand the concepts that inform the relationship between health education, empowerment and
promotion in the publications “Cadernos de Saúde Pública”, „Revista de Saúde Pública” and
“Ciência e Saúde Coletiva”, in the period 1997 - 2008.
Methodology: survey of articles indexed with the keyword health promotion; application
of index-card for evaluation of the abstracts of articles, with the purpose of pre-selecting those
with conceptual/theoretical reasoning in health promotion; selection of articles indexed with the
keyword health education and empowerment, and preparation of reviews for analysis and
discussion.
Results: of the 96 articles indexed, 39 were pre-selected through index-card, and a brief
delineation of the articles in health promotion in these selected publications was made. 11 articles
indexed as education and empowerment were selected for content analysis.
Conclusion: We found that health promotion has gained greater visibility over the last
years. It is a wide field that seeks to consolidate its theoretical bases, health education being one
of the crucial strategies based on a “dialogical/radical‟ approach, focused on community, political
and interpersonal empowerment, aimed at social participation and citizenship.
DeCS
Promoção da SaúdeEducação em Saúde
Poder (Psicologia)
Tomada de Decisões
Promoção da Saúde/história
Literatura de Revisão
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