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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24284
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ACONSELHAMENTO PRÉ-TESTE NOS CENTROS DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Avaliação de Serviços de Saúde
Atenção Centrada no Paciente
Satisfação e Percepção de Usuários
Profissionais de Saúde
Patient-Centered Care
Satisfaction and Perception of Users
Health Professionals
Aconselhamento
Avaliação de Serviços de Saúde
Assistência Centrada no Paciente
Satisfação dos Consumidores
Pereira, Paula Guidone | Date Issued:
2011
Alternative title
Evaluation of the process of pre-test counseling on HIV Testing and Counseling Centers (CTA) in the state of Rio de Janeiro: the perception of users and health professionalsAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo tem por objetivo avaliar o processo de aconselhamento préteste nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) do estado do Rio de Janeiro,
tendo como base a percepção dos usuários e dos profissionais de saúde. Foi realizado
inquérito populacional com aplicação de questionário estruturado para 117 usuários,
selecionados através de uma amostra estratificada aleatória, e em 14 aconselhadores de
9 CTA. A análise foi realizada de forma quantitativa, avaliando o grau de satisfação nos
indicadores de infra-estrutura, acolhimento, relação usuário-aconselhador, efeito no
comportamento do usuário (ou resolutividade), territorialidade, informação e
participação na gestão, e acesso e disponibilidade. Dos usuários entrevistados 53,8%
referiram estar muito satisfeitos com o serviço oferecido, e 42,7% satisfeitos, segundo
análise do conjunto dos indicadores. Grande parte dos profissionais de saúde
entrevistados (81,2%), também, disseram estar satisfeitos. Embora tenha sido
encontrado um alto índice de satisfação, algumas queixas foram apontadas,
demonstrando que alguns avanços são necessários para normatização e qualificação dos
serviços, no intuito de implementar e/ou aperfeiçoar as ações estratégicas para o setor e,
assim, contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado.
Abstract
This study aims to evaluate the counseling pre-test process in the Counseling
and Testing Centers (CTC) of the state of Rio de Janeiro, based on the users and health
professionals‟ perceptions. Population survey was conducted with a structured
questionnaire to 117 users, selected through a random stratified sample, and to 14
advisors from 9 ATC. The analysis was performed as a quantitative way, evaluating the
satisfaction degree in the indicators of infrastructure, host, user-advisor relationship,
effect on user behavior (or solving), territoriality, information and participation in
management, and access and availability. From the users surveyed, 58% reported being
very satisfied with the service offered, and 42.7% satisfied, according to an analysis of
all indicators. Most health professionals surveyed (81.2%) also said they are satisfied.
Although has been found a high level of satisfaction, some complaints were pointed,
demonstrating that some improvements are needed for services standardization and
qualification, in order to implement and / or improve the strategic actions for the section
and thus contribute to improving the service provided quality.
Keywords in Portuguese
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)Avaliação de Serviços de Saúde
Atenção Centrada no Paciente
Satisfação e Percepção de Usuários
Profissionais de Saúde
Keywords
Counseling and Testing Center (CTC)Patient-Centered Care
Satisfaction and Perception of Users
Health Professionals
DeCS
Centros de SaúdeAconselhamento
Avaliação de Serviços de Saúde
Assistência Centrada no Paciente
Satisfação dos Consumidores
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