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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2421
GESTÃO DA CLÍNICA E CLÍNICA AMPLIADA: SISTEMATIZANDO E EXEMPLIFICANDO PRINCÍPIOS E PROPOSIÇÕES PARA A QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR
Gestão da Clinica
Clínica Ampliada
Qualidade da Assistência Hospitalar
Administração Hospitalar
Gerenciamento Clínico
Cultura Organizacional
Credenciamento/organizaçäo & administraçäo
Eficiência Organizacional
Gestão em Saúde
Oliveira, Flávia Barreto de | Date Issued:
2009
Alternative title
Clinical governance and expanded clinic: systematizing and exemplifying the principles and propositions for the classification of hospital careAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem como objetivos realizar uma sistematização da literatura relacionada às
perspectivas teórico-metodológicas da Gestão da Clínica e da Clínica Ampliada, identificando
seus princípios, proposições, arranjos institucionais e dispositivos de gestão, além de analisar,
sob o olhar dessas abordagens, duas experiências brasileiras de qualificação da assistência
hospitalar. Revisão de literatura e estudo de casos compõem a metodologia da pesquisa, sendo
as categorias de análise para o estudo das experiências: (1) qualidade da assistência; (2) foco
no paciente; (3) adesão profissional. São discutidas a abrangência e escopo das experiências,
as dimensões da qualidade nelas consideradas, além dos resultados, dificuldades e limites da
implementação de mudanças. Gestão da Clinica e Clínica Ampliada buscam a melhoria da
qualidade das práticas em saúde, através de atendimento individualizado, realizado por equipe
multiprofissional e interdisciplinar, com um projeto terapêutico personalizado. Destacam a
importância da assistência como dimensão central da gestão, colocando o paciente no foco do
cuidado. Enfatizam a necessidade da participação do paciente e de seus familiares nas
decisões clínicas, e preconizam mecanismos de estratificação de risco e monitoramento da
qualidade assistencial. Adicionalmente, sublinham a capacitação, treinamento e valorização
dos profissionais como estratégias para se obter adesão aos projetos de mudança e consideram
o papel da liderança no sucesso na implementação de mudanças. Na análise de experiências
conduzidas pelo Hospital São João Batista (HSJB) - Volta Redonda, RJ – e Hospital Geral de
Bonsucesso (HGB) – Rio de Janeiro, RJ – que exemplificam as duas abordagens, este
trabalho discute a complexidade da implementação de mudanças na cultura organizacional no
que tange à qualidade assistencial, considerando seus êxitos e fatores limitantes. Resultados
observados indicam, na experiência do HSJB, aumento e qualificação da assistência, ganhos
em eficiência, mudanças na cultura organizacional e no modelo de gestão do hospital, além de
avanços na democratização institucional e na legitimidade do hospital junto à população. Na
experiência de qualificação da assistência ao infarto agudo do miocárdio (IAM) no setor de
emergência do HGB, após a implementação das estratégias facilitadoras da adesão a diretrizes
clínicas, houve aumento significativo na utilização de intervenções reconhecidas como
cientificamente eficazes, diminuição da iatrogenia, drástica redução da perda de oportunidade
de reperfusão miocárdica, além de melhoria no preenchimento do formulário de coleta de
dados. Conclui-se que, mesmo considerando a complexidade da implementação de mudanças
na cultura organizacional de hospitais e o limite na incorporação de elementos teóricometodológicos em experiências concretas de qualificação da assistência hospitalar, as
experiências do HGB e HSJB, embasadas na Gestão da Clínica e Clinica Ampliada, permitem
a apreensão dos mecanismos de sua operacionalização, trazem contribuições para pensar a
melhoria da qualidade assistencial dos hospitais públicos e endossam a perspectiva de
viabilidade de um sistema de saúde mais qualificado.
Abstract
This work is aimed at systematizing, based on the literature, theoretical and methodological
perspectives of Clinical Governance and Extended Clinic, identifying their principles,
propositions, institutional arrangements and management devices, and analyzing, under the
perspective of those approaches, two Brazilian experiences on hospital care quality
improvement. Literature review and cases’ study compose the research methodology, being
the categories of analysis applied in the study of experiences: (1) quality of care, (2) focus on
the patient, (3) professional adherence. We discuss the comprehensiveness and scope of the
experiences, the dimensions of quality considered, in addition to results, difficulties and
limitations of implementing changes. Clinical Governance and Extended Clinic search for
quality improvement in health care practices, through individualized care, conducted by an
interdisciplinary team, with a personalized therapeutic project.
They emphasize the importance of health care as a central dimension of management,
identifying the patient as the focus of care. They also point out the need of patients and their
families’ involvement in clinical decisions, and recommend mechanisms of risk stratification
and health care quality monitoring. Additionally they underline the importance of
capacitating, training and awarding the professionals as strategies to achieve adherence to the
project of change, and consider the role of leadership for a successful implementation of
change. In the analysis of the experiences conducted by Hospital São João Batista (HSJB) -
Volta Redonda, RJ – e Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) – Rio de Janeiro, RJ, that
exemplify the two approaches, this work discuss the complexity of the process of
implementing changes in the organizational culture regarding care quality, accounting for
successes and limiting factors. Results observed indicate, in the HSJB experience, health care
increment and improvement, efficiency gains, organizational culture and management model
changes, in addition to advances in institutional democratization and in hospital legitimacy in
the population. In the acute myocardial infarction care quality improvement experience of
HGB emergence room, after the implementation of strategies to facilitate adherence to clinical
guidelines, there was significant increase in the use of interventions scientifically recognized
as efficacious, reduction of iatrogenic events, drastic reduction in reperfusion loss of
opportunity, besides improvement in fulfillment of the form applied in data collection. It is
concluded that, even considering the complexity of implementing changes in hospitals’
organizational culture and the limited incorporation of theoretical and methodological
elements in concrete experiences of hospital care improvement, the experiences of HGB and
HSJB, based on Clinical Governance and Extended Clinic, allow us to capture mechanisms of
their operation, bring contributions for consideration of health care quality improvement in
public hospitals, and ratify the perspective that is a more qualified health care system is
viable.
Keywords in Portuguese
Cultura OrganizacionalGestão da Clinica
Clínica Ampliada
Qualidade da Assistência Hospitalar
DeCS
Qualidade da Assistência à SaúdeAdministração Hospitalar
Gerenciamento Clínico
Cultura Organizacional
Credenciamento/organizaçäo & administraçäo
Eficiência Organizacional
Gestão em Saúde
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