Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23115
ANÁLISE CRÍTICA DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE DOIS PROGRAMAS DERESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Equipe de Assistência ao Paciente
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Políticas Públicas
Planos e Programas de Saúde
Santos, Fernanda Almeida dos | Date Issued:
2010
Alternative title
Critical analysis of the political-pedagogical projects of two multidisciplinary programs deresidência in family healthAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A discussão sobre a multiprofissionalidade na formação é tema recorrente no campo da
saúde, desde meados da década de 70. Apesar do considerável tempo de acúmulo do
debate, somente na década de 90 foram implementadas políticas públicas coerentes com o
anseio de se alcançar as mudanças tidas como necessárias. Neste sentido, a Estratégia de
Saúde da Família – ESF – configurou-se como um importante passo rumo à construção de
novos valores e objetivos para o trabalho e a educação no setor.
A partir de 2002, o Ministério da Saúde passou a financiar diversos programas de
Residência Multiprofissional e (uniprofissional) em Área da Saúde, em distintos níveis de
atenção, entre os quais estavam os programas direcionados à formação para a Atenção
Básica. Cabe ao profissional formado para atuação na Atenção Básica comprometer-se com
os princípios norteadores da ESF e ser capaz de diagnosticar, planejar, intervir e avaliar as
questões de saúde que acometem os sujeitos, as famílias e comunidades adscritas.
A educação profissional, conforme prevê a Constituição Federal da República e a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação – LDB, é um subsistema de ensino, regido por normas
semelhantes às dos outros processos educacionais. A elaboração do Projeto políticopedagógico, atualmente, consiste em determinação legal e deve ser vista como uma
construção coletiva, de elaboração processual, imbuída de preceitos teóricos, filosóficos e
políticos, que se materializam na prática pedagógica.
O objetivo desta pesquisa é, por meio da análise crítica dos Projetos político-pedagógicos
de dois Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, contribuir para a
continuidade e aprofundamento do debate sobre o aspecto pedagógico dos cursos, partindo
da premissa de que este é um ponto crucial para as ações futuras de aprimoramento,
credenciamento e avaliação das Residências.
Foram realizadas entrevistas com os coordenadores de curso e preceptores das duas
instituições participantes, além da exploração de seus Projetos político-pedagógicos
escritos, instrumentos de avaliação empregados e demais documentos considerados
pertinentes.
No que se refere aos marcos conceituais estruturantes dos Programas, ambos
evocaram conceitos, direcionamentos teóricos, recomendações políticas e estratégias
didáticas semelhantes em suas falas e documentos, convergência que se justifica por se tratarem de idéias atualmente legitimadas e valorizadas no campo da saúde e,
especialmente, na atenção básica. As diferenças mais significativas encontradas entre os
cursos relacionam-se às singularidades das características locorregionais.
Abstract
The discussion about the multiprofessional training has been a recurring theme in the
Health Field since the mid 70s. Despite the considerable accumulation of time in the
debate, only in the 90s coherent public policies were implemented willing to achieve the
changes seen as needed, Regarding this, the Family Health Strategy – FHS – was set up as
an important step towards the construction of new values and targets for the field’s work
and education.
Since 2002, the Health Ministry has decided to fund several, in different levels of attention,
programs of Multidisciplinary and (uniprofessional) Residency in the Health Area. Among
those were the ones related to the training in Primary Health care. The responsibility of the
Professional, graduated in Primary Health care, is the commitment to the principles of the
FHS and to be able to diagnose, plan, interfere and evaluate the health issues that affect the
individuals, the families and the delocalized communities.
The professional education, as presented by the Constitution of the Republic and the Law
of Directives and Bases of Education – LDB, is a subsystem of teaching, governed by rules
similar to those of other educational processes. Nowadays, the planning of the Politicalpedagogical Project consists in legal determination and must be seen as a collective
construction, of procedure preparation. Imbued by theoretical, philosophical and political
principles, which are materialized in the classroom.
The objective of this research is through critical analysis of the political-pedagogic Projects
of two programs of Multidisciplinary Residency in Family Health care, to contribute with
the maintenance and deepening of the debate on the pedagogical character of the courses,
emerging from the premise that this is a crucial point for future actions of improvement,
accreditation and evaluation of Residencies.
Interviews were performed with the courses coordinators and tutors from two participators
institutions, as well as the exploration of its political-pedagogic Projects, the assessment
tools used and the additional documents considered relevant.
Regarding the structuring conceptual framework of the Programs, both brought concepts,
theoretical directions, policy recommendations and teaching strategies alike in their
speeches and documents, in which the convergence is justified by the way it deals with the
ideas now legitimized and valued in the health field. Especially in Primary care. The most significant differences found between the related courses are the uniqueness of the loco
regional characteristics.
DeCS
Saúde da FamíliaEquipe de Assistência ao Paciente
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Políticas Públicas
Planos e Programas de Saúde
Share