Responsible institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca | pt_BR |
Access date | 2017-07-24T15:56:41Z | |
Available date | 2017-07-24T15:56:41Z | |
Document date | 2011 | pt_BR |
Citation | RADIS: Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz/ENSP, n. 105, maio 2011. 24 p. Mensal. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20296 | |
Description | RADIS é uma publicação da Fundação Oswaldo Cruz, editada pelo Programa Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informação sobre Saúde), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp). | |
Abstract in Portuguese | O texto aborda o ataque à escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, em abril, onde um ex-aluno atirou contra estudantes, resultando em um grande número de mortes. O acontecimento chocou e traumatizou famílias diretamente envolvidas e sensibilizou aqueles que acompanharam o noticiário. A matéria destaca a preocupação com as possíveis repercussões, como o clamor por mais sistemas de vigilância em detrimento de relações mais saudáveis nas escolas e o reforço de estereótipos sobre transtornos mentais. A reportagem explora as diversas formas de opressão presentes no ambiente escolar, incluindo agressões físicas e verbais, humilhações, depredações e a desvalorização dos professores. Alunos, professores e pesquisadores foram ouvidos sobre as violências contra, da e na escola. O ponto central é a convicção de que é possível e necessário que todos os membros da comunidade escolar, autoridades do Estado e a sociedade como um todo atuem para transformar a escola em um espaço de convivência saudável e combater a cultura violenta na sociedade. Além disso, o texto destaca dois filmes, "Pro dia nascer feliz" e "Tiros em Columbine", que abordam a realidade das escolas brasileiras e tentam compreender os ataques em salas de aula nos Estados Unidos, respectivamente. Também é mencionado um professor que, após vivenciar situações de preconceito, dedicou seu doutorado a aprimorar um instrumento de avaliação das motivações para a discriminação e seus efeitos. O texto termina ressaltando que, em muitos casos, a resposta a essas injustiças vem por meio de ações que contribuem para o enfrentamento dos problemas. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz/ENSP | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Pública | |
Subject in Portuguese | Comunicação em Saúde | |
Subject in Portuguese | Brasil | |
Subject in Portuguese | Ataque escolar | |
Subject in Portuguese | Escola Tasso da Silveira | |
Subject in Portuguese | Rio de Janeiro | |
Subject in Portuguese | Mortes estudantis | |
Subject in Portuguese | Impacto psicológico | |
Subject in Portuguese | Relações saudáveis nas escolas | |
Subject in Portuguese | Violência escolar | |
Title | RADIS - Número 105 - Maio | pt_BR |
Type | Periodical | pt_BR |
DeCS | Saúde Pública | |
DeCS | Comunicação em Saúde | |
DeCS | Brasil | |
DeCS | Violência | |
DeCS | Mortalidade | |
DeCS | Estresse Psicológico | |
DeCS | Esgotamento Psicológico | |
DeCS | Serviços de Saúde Mental Escolar | |