Author | Vilaça, Murilo Mariano | |
Access date | 2017-01-30T12:02:41Z | |
Available date | 2017-01-30T12:02:41Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | VILAÇA, Murilo Mariano; PALMA, Alexandre. Sobre coautoria, produtivismo e performatividade: um exercício crítico-hermenêutico. Educação e Sociedade, Uberlândia (MG), v. 30, n. 60, p. 917-949, 2016. | pt_BR |
ISSN | 0102-6801 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17625 | |
Abstract in Portuguese | Neste artigo, abordamos o tema da colaboração acadêmico-científica por meio de coautoria no contexto atual marcado pela pressão por publicação. A partir da problematização do texto de Lopes e Costa (2012), nosso objetivo é desenvolver uma análise hermenêutica e crítica do tema através da revisão da literatura especializada e de uma refl exão teórica, a fi m de prover elementos para a compreensão de uma prática tida como complexa. Como conclusão, inferimos que a prática de coautoria, dada a sua importância e caracterização, demanda abordagens teórico-empíricas cuidadosas e sistemáticas, o que ainda não tem sido feito na área de educação. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Coautorias | pt_BR |
Subject in Portuguese | Produtivismo | pt_BR |
Subject in Portuguese | Performatividade | pt_BR |
Title | Sobre coautoria, produtivismo e performatividade: um exercício crítico-hermenêutico | pt_BR |
Alternative title | On co-authorship, produtivism, and performativity: a hermeneutic and critical exercise | pt_BR |
Alternative title | Acerca de coautoría, productivismo y performatividad: um ejercício hermenêutico y crítico | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Abstract | In this paper, we approach the issue of academic and scientifi c collaboration through co-authorship in the current context typifi ed by the pressure to publish. From the problematization of the paper by Lopes and Costa (2012), our goal is to develop a critical-hermeneutic analysis of the subject by reviewing the literature and a theoretical refl ection, in order to provide elements for understanding of a practice seen as complex. In conclusion, we infer that the practice of co-authorship, given its importance and characterization, demand an careful and systematic theoretical and empirical approaches, which has not been done in the education fi eld. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | En este artículo se aborda la cuestión de la colaboración académica y científi ca a través de coautoría en el contexto actual marcado por la presión por publicar. Al cuestionar el artículo de Lopes texto y Costa (2012), nuestro objetivo es desarrollar un análisis hermenéutico y crítica del tema mediante la revisión de la literatura y de una refl exión teórica, con el fi n de proporcionar elementos para la comprensión de una práctica considerada compleja. En conclusión, se deduce que la práctica de la coautoría, por su importancia e caracterización, requiere enfoques teóricos y análisis empíricos de manera cuidadosa y sistemática, que no se ha hecho en el área de la educación. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Formação Geral na Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Education | pt_BR |
Subject | Co-Authorship | pt_BR |
Subject | Produtivism | pt_BR |
Subject | Performativity | pt_BR |
Subject in Spanish | Educación | pt_BR |
Subject in Spanish | Coautoría | pt_BR |
Subject in Spanish | Productivismo | pt_BR |
Subject in Spanish | Performatividad | pt_BR |
DeCS | Educação | pt_BR |
DeCS | Autoria e Coautoria na Publicação Científica | pt_BR |
DeCS | Indicadores de Produção Científica | pt_BR |
DeCS | Revisão | pt_BR |
e-ISSN | 1982-596X | |