Advisor | Maldonado, José Manuel Santos de Varge | pt_BR |
Author | Freitas, Marcelo de | |
Access date | 2017-01-23T11:14:38Z | |
Available date | 2017-01-23T11:14:38Z | |
Document date | 2011 | pt_BR |
Citation | FREITAS, Marcelo de. Investigação das causas dos problemas de gestão e execução dos contratos de prestação de serviços contínuos, licitados por pregão eletrônico, pela Diretoria de Administração do Campus -DIRAC/FIOCRUZ. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16906 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo teve como propósito investigar as causas dos problemas de gestão e
execução que têm ocorrido com indesejável freqüência nos contratos de prestação de
serviços contínuos, com residência de mão-de-obra, oriundos de licitações por pregão
eletrônico, no âmbito da Diretoria de Administração do Campus, unidade técnicoadministrativa da Fundação Oswaldo Cruz, que tem como missão prestar serviços de
infra-estrutura às atividades da Instituição.
Os problemas de gestão são aqueles relacionados especificamente ao
planejamento, operacionalização e acompanhamento dos contratos. Já os problemas de
execução referem-se à forma pela qual os serviços são efetivamente prestados a seus
usuários.
A investigação contemplou o estudo dos impactos e possíveis relações de
causalidade entre os problemas citados e variáveis como o custo das contratações, a
formação e capacitação de compradores e fiscais de contrato e a regularidade formal dos
procedimentos licitatórios.
Os problemas verificados nestas contratações, além de causarem transtornos e
dificuldades aos usuários e clientes dos serviços têm penalizado sobremaneira os
trabalhadores terceirizados vinculados à execução de cada contrato, especialmente em
função da inadimplência das empresas contratadas para com suas obrigações
trabalhistas. Desta forma, na conclusão do trabalho são apresentadas propostas de
intervenção que visam eliminar ou, pelo menos, minimizar a ocorrência de tais
problemas nas futuras contratações realizadas pela unidade.
Para a consecução dos objetivos deste trabalho foram utilizadas as seguintes
técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas e
questionários. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Administração Pública | pt_BR |
Subject in Portuguese | Contratações Públicas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Pregão Eletrônico | pt_BR |
Subject in Portuguese | Terceirização de Serviços | pt_BR |
Subject in Portuguese | Subdimensionamento de Custos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Obrigações Trabalhistas | pt_BR |
Title | Investigação das causas dos problemas de gestão e execução dos contratos de prestação de serviços contínuos, licitados por pregão eletrônico, pela Diretoria de Administração do Campus -DIRAC/FIOCRUZ | pt_BR |
Alternative title | Research the causes of the problems of management and execution of contracts for ongoing services, bid for electronic trading, the Board of Directors of the Campus - DIRAC/FIOCRUZ | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | This study aimed to investigate the causes of the problems of management and
implementation that have occurred with undesirable frequency in contracts for
continuous services, with resident manpower, from bidding for electronic trading within
the Diretoria de Administração do Campus, technical and administrative unit of the
Fundação Oswaldo Cruz, whose mission is to provide infrastructure services to the
activities of the institution.
The management problems are those related specifically to the planning,
execution and monitoring contracts. The implementation problems relate to how services
are actually provided to its users. The investigation included the study of the impacts and
possible causal relations among the problems cited and variables as the cost of hiring,
training and qualification of buyers and contract fiscals and the regularity of formal
bidding procedures.
The problems encountered in these hires besides causing difficulties and
problems for users and customers of services have greatly penalized outsourced workers
linked to the execution of each contract, especially in light of default with the
contractors for their labor obligations. So, in the conclusion of study are presented
intervention proposals aimed at eliminating or at least minimize the occurrence of such
problems in future contracts undertaken by the unit.
To achieve the objectives of this study we used the following techniques of data
collection: bibliographic and documentary research, interviews and questionnaires. | en |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Public Administration | en |
Subject | Public Contracting | en |
Subject | Electronic Trading | en |
Subject | Outsourcing Services | en |
Subject | Undersizing Costs | en |
Subject | Labor Obligations | en |
DeCS | Administração Pública | pt_BR |
DeCS | Proposta de Concorrência | pt_BR |
DeCS | Serviços Terceirizados | pt_BR |
DeCS | Inovação Organizacional | pt_BR |
DeCS | Institutos Governamentais de Pesquisa | pt_BR |