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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16798
COOPERAÇÃO OU COMPETIÇÃO? AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA LÚDICA DE ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR
Cooperação
Ensino Baseado na Solução de Problemas
Ensino Médio
Ensino Superior
Jogos Didáticos
Educação Superior
Biologia
Jogos Experimentais
Jogos de Vídeo
Interpretação Estatística de Dados
Estudos de Avaliação
Melim, Leandra Marques Chaves | Date Issued:
2009
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Atividades lúdicas como jogos podem criar situações favoráveis à aquisição de
conhecimento. Entretanto a maioria dos jogos possui um caráter competitivo. Uma
alternativa a competição é o uso de jogos cooperativos, cujas estruturas favorecem o
jogo com o outro e não contra o outro. No presente trabalho avaliamos
comparativamente um jogo de tabuleiro para o ensino investigativo de Biologia baseado
na solução de problemas, testado em uma abordagem competitiva e duas cooperativas:
Esforço Coletivo (EC) e Divisão de Tarefas (DT). Foram avaliados parâmetros relativos
à aceitação e aplicabilidade, bem como à sua efetividade no ensino do temas
propostos. As avaliações foram feitas em 26 turmas de escolas federais e particulares
do Ensino Médio do Rio de Janeiro, totalizando 675 alunos. A mesma avaliação foi feita
em 18 turmas (630 alunos) de primeiro período da área biomédica em uma
Universidade Pública Federal do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos em
todas as estratégias utilizadas mostraram que a maioria dos participantes foi capaz de
apresentar uma solução correta para o problema proposto. A estratégia cooperativa EC
foi a que obteve menor aceitação por parte dos alunos do Ensino Médio, por ser
considerada menos dinâmica e divertida. Além disto, nesta estratégia os alunos tiveram
a percepção de que aprenderam menos. De fato, os alunos tiveram pior desempenho
individual na solução, posterior ao jogo, de uma pergunta relacionada ao Caso
proposto. A estratégia de jogo cooperativo DT apresentou níveis de aceitação e de
resolução da pergunta relacionada altos e semelhantes aos obtidos com a estratégia
competitiva. No Ensino Superior houve ampla aceitação, sem diferenças significativas
em relação aos parâmetros de aquisição de conhecimentos avaliados nas diferentes
estratégias. Os resultados indicam que, para os alunos de ensino médio, o lúdico e
dinâmico são de extrema importância para o envolvimento, comprometimento e
aceitação da atividade, o que se reflete na aquisição de conhecimentos. A cooperação
com divisão de tarefas mostrou-se, portanto, válida como uma estratégia de ensino e foi
considerada pelos alunos até mais divertida do que a estratégia competitiva. Em
conjunto, nossos resultados contribuem para destacar o potencial das atividades
cooperativas no ensino de Biologia, tanto em nível médio quanto superior.
Abstract
Games and other playful activities may help to create favorable situations for the
acquisition of knowledge. However, most of the games have the competitive component.
An alternative for competition is the use of cooperative games, which favor the game
with each other rather than against each other. In the present work, we comparatively
evaluated a problem-based- learning investigative board game for Biology teaching. The
game was evaluated in one competitive and two cooperatives approaches: Collective
Effort (CE) and Task’s Division (TD). Parameters concerning the acceptance and
applicability, as well as the effectiveness in learning were evaluated. Evaluations in high
schools were conducted with 675 students (organized in pairs or groups) from private
and federal public schools from the Rio de Janeiro State. The same evaluation was
conducted with 630 students from the first semester of Biomedical careers from a
Federal Public University of the State of the Rio de Janeiro. The results with all the
strategies utilized showed that the majority of the participants were able to present a
correct solution for the problem proposed. The CE cooperative strategy had the lowest
acceptance among secondary students, being considered less dynamic and fun.
Moreover, students had the perception that they have learned less while playing under
this strategy. Indeed, those students had the worse individual performance in solving a
posterior question related to the Case. The overall results concerning the TD
cooperative strategy were similar to those obtained with the competitive strategy. The
results obtained with higher education students show that there are no differences
among the three strategies both concerning acceptance and learning. The results
indicate that, for the students of secondary education, the playfulness and dynamic
features are of extreme importance for their involvement and acceptance of the activity,
with effects also in the acquisition of knowledge. The cooperation with task division was
shown, therefore, to be not only valid as a strategy of education but was even
considered by the students as being more fun than the competitive strategy. Altogether,
our results highlight the potential of cooperative learning in Biology Education.
Keywords in Portuguese
competiçãoCooperação
Ensino Baseado na Solução de Problemas
Ensino Médio
Ensino Superior
Jogos Didáticos
DeCS
Ensino Fundamental e MédioEducação Superior
Biologia
Jogos Experimentais
Jogos de Vídeo
Interpretação Estatística de Dados
Estudos de Avaliação
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