Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15881
A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL E SUA INSERÇÃO NA FIOCRUZ
Lopes, Regina Maria Britto Cunha | Date Issued:
2016
Coordinator(s)
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação teve como objetivo identificar e analisar as concepções e dinâmicas do referencial de competências adotadas pela Fiocruz que estão registradas em documentos elaborados pelo Departamento de Recursos Humanos (DIREH). Para tal, o percurso teórico teve como propósito refletir sobre a abordagem da gestão por competências que atende a um contexto de mudanças nas relações de produção em que é exigido do trabalhador não somente sua força de trabalho, mas também “todo o ser” do homem que trabalha. O estudo foi realizado mediante a análise das concepções e dinâmicas nos apontamentos elaborados pela DIREH à luz dos documentos da Administração Pública Federal (APF). Foi possível registrar que o referencial é o mesmo que o adotado pela APF e que, embora haja esforço da Fundação na adoção das práticas do programa de competências, não há envolvimento de toda a Instituição no processo. Entende-se que o estudo pode contribuir com uma discussão necessária na comunidade Fiocruz sobre a adoção do referencial de competências, assim como acerca de outras ferramentas de gestão que possibilitem compreender o trabalhador como ser pensante. Espera-se que, dessa forma, as experiências de trabalho possam contribuir com a sociedade sem a reprodução de discursos preestabelecidos.
Abstract
This dissertation aimed to identify and analyze the concepts and skills of reference dynamics adopted by Fiocruz that are recorded in documents prepared by the Department of Human Resources (DIREH). To this end, the theoretical course aimed to reflect on the approach to the management skills that caters to a context of changes in production relations in which required the worker not only their labor force, but also "whole being" of man that works. The study was conducted by analyzing the concepts and dynamics in the notes prepared by DIREH the light of documents of the Federal Public Administration (APF). It was possible to note that the reference is the same as that adopted by the APF and that although there is the Foundation's efforts in the adoption of the skills program practices, there is no involvement of any institution in the process. It is understood that the study may contribute to a necessary discussion at Fiocruz community about the adoption of competency framework as well as about other management tools that make it possible to understand the worker as a thinking being. It is hoped that in this way the work experience can contribute to society without playing preestablished speeches.
Share