Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15864
Title: As representações visuais da dengue em livros didáticos e materiais impressos
Authors: Assis, Sheila Soares de
Schall, Virgínia Torres
Pimenta, Denise Nacif
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract: A dengue é um importante agravo nos contextos nacional e internacional. As ações de educação em saúde são indicadas para o seu controle. Os livros didáticos e materiais impressos são utilizados nas práticas educativas realizadas pelos setores da saúde e da educação. Objetivou-se, neste artigo, analisar, com base em um referencial teórico-metodológico socioantropológico, as representações visuais sobre a dengue. Identificou-se um total de 262 imagens, sendo 204 provenientes dos materiais impressos coletados em Itaboraí (RJ) em 2010/2011 e 58 dos livros didáticos distribuídos nacionalmente, publicados entre 2008 e 2011. Verificou-se que o corpo é representado por meio de perspectiva biomédica para a abordagem da doença e sua sintomatologia. A carga da doença e seu impacto social são expressos de forma subliminar. Há valorização excessiva do papel do médico enquanto os agentes de endemias são caracterizados apenas como profissionais normatizadores. Já a população é estereotipada de acordo com sua faixa etária. Os impressos centram-se na difusão de imagens sobre a prevenção e o controle da doença, em especial o controle químico, e os livros didáticos, no vetor. Na representação do vetor é valorizada a estética do grotesco por meio de monstros zoomorfos ou vampirescos. É dada ênfase, em ambos os materiais, à paisagem, onde criadouros artificiais do vetor são evidenciados de forma dogmática e o território é negligenciado.
Abstract: Dengue is an important health condition at both the national level and the international level. Health education is needed to control this disease. The health and education sectors use textbooks and printed materials in their educational initiatives. This study aimed to analyze the visual representations of dengue using a socio-anthropological and theoretical-methodological framework. A total of 262 images were identified: 204 from printed materials collected in Itaboraí (RJ) in 2010/2011 and 58 from nationally distributed textbooks published between2008 and 2011. The body was represented from a biomedical perspective to address the disease and its symptoms. The disease burden and its social impact were addressed in a subliminal way. There was excessive appreciation of the role of the physician, but endemic disease agents were merely characterized as standard-setting professionals. The population was stereotyped according to age group. The printed materials focused on the dissemination of images about disease prevention and control, particularly chemical control, while the textbooks focused on the disease vectors. The aesthetic of the grotesque was used to represent the vector, namely by means of zoomorphic or vampire-like monsters. In both types of printed materials, the landscape was highlighted; artificial breeding sites of the vector were dogmatically represented while the territory was neglected
Keywords: Dengue
Health education
Visual representation
Printed materials
Textbooks
keywords: Dengue
educação em saúde
representação visual
livros didáticos e materiais impressos
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz
Citation: ASSIS, Sheila Soares de; PIMENTA,Denise Nacif; SCHALL, Virginia Torres. A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, v.7, n. 3, p. 2013
DOI: 10.3395/reciis.v7i3.504
Copyright: open access
Appears in Collections:IRR - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ve_Assis_Sheila_As representações_CPqRR_2013.pdf8.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.