Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13037
MÁS CONDUTAS CIENTÍFICAS: UMA ABORDAGEM CRÍTICO-COMPARATIVA PARA IN-FORMAR UMA REFLEXÃO SOBRE O TEMA
Mala conducta científica: un enfoque comparativo y crítico para in-formar una reflexión sobre el tema
Ética Científica
Cientometria
Pressão por Publicação
Vilaça, Murilo Mariano | Date Issued:
2015
Alternative title
Scientific misconduct: a critical-comparative approach to inform-form a reflection on the subjectMala conducta científica: un enfoque comparativo y crítico para in-formar una reflexión sobre el tema
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Formação Geral na Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As más condutas científicas constrangem a ciência pelo mundo. Em educação, há poucos artigos sobre o tema. Silva (2008) e Krokoscz (2011) são importantes exceções. No entanto, como focalizam o problema do plágio, outras práticas são negligenciadas. Reconhecendo a relevância do debate feito por esses autores, viso a ampliar o escopo analítico, contribuindo para a formação de uma reflexão do/no campo educacional. Neste artigo, meus objetivos são: (1) comparar as definições das agências internacionais e nacionais; (2) argumentar que a tríade FFP (fabricar, falsificar, plagiar) é insuficiente para compreender o problema; (3) criticar a opção por um foco no indivíduo, desconsiderando equivocadamente o papel do contexto cientométrico sobre essas práticas.
Abstract
Scientific misconduct constrains science around the world. In education there are only few papers on this subject. Silva (2008) and Krokoscz (2011) are important exceptions. However, as both focus on the problem of plagiarism, others practices are neglected. Recognizing the importance of the debate, I intend to broaden the scope of analysis, inviting you to reflect on the educational field. In this paper my goals are; (1) to compare scientific misconduct’s definitions suggested by international and national agencies, (2) to argue that the triad FFP (fabricate, falsify, plagiarize) definition is insufficient to analyze the problem, (3) to criticize the choice to focus on the individual, mistakenly ignoring the role of the scientometrics context on such practices.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La mala conducta científica es motivo de preocupación para la ciencia en todo el mundo. En el campo de la educación, son escasos los artículos sobre el tema. Silva (2008) y Krokoscz (2011) son importantes excepciones. Sin embargo, como ambos se centran en el problema del plagio, otras prácticas quedan descuidadas. Reconociendo la relevancia de su enfoque, tengo la intención de ampliar el análisis, contribuyendo para la formación de una reflexión del/en el campo educativo. Mis objetivos son: (1) comparar las definiciones de la mala conducta científica de los organismos internacionales y nacionales; (2) argumentar que la tríada FFP (fabricar, falsificar, plagiar) no es suficiente para definir el problema; (3) criticar la elección de un enfoque en el individuo, ignorando el papel del contexto cientométrico sobre esas prácticas.
Keywords in Portuguese
Más Condutas CientíficasÉtica Científica
Cientometria
Pressão por Publicação
Share