Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10617
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12490]
Metadata
Show full item record
PROJETO ESCOLAR DE PESQUISA DOCENTE/DISCENTE NA PERSPECTIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Biologia Escolar
Plano de Ensino
Projeto Escolar
Abordagem Relacional
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. LTL. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Secretaria Estadual de Educação. Rio de Janeiro, RJ, brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. GCM. Niterí, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. GCM. Niterí, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho busca refletir sobre a importância do planejamento didático-pedagógico no desenvolvimento de projetos escolares de pesquisa docente/discente, como forma de (re)construir saberes pedagógicos e de (re)pensar os conteúdos lecionados no ensino de Biologia. Nossa reflexão inclui abordagem de experiência prévia de desenvolvimento de um projeto escolar de pesquisa junto a estudantes de terceiro ano do ensino médio utilizando como tema gerador o fenômeno ‘doença’.
Keywords in Portuguese
Ensino de BiologiaBiologia Escolar
Plano de Ensino
Projeto Escolar
Abordagem Relacional
Share