Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10265
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12490]
Metadata
Show full item record
MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA A INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA PERSPECTIVA DA SURDEZ
Author
Affilliation
Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O uso de estratégias didáticas na área de imunologia atua
como um conjunto de instrumentos facilitadores do acesso ao
conhecimento. Neste contexto, o nosso objetivo foi produzir materiais
didáticos de baixo custo ou reciclados para abordar esta área de forma
inclusiva na perspectiva da surdez. Os produtos foram testados com 11
surdos de um curso técnico em Análises Clínicas, observando-se a
adequabilidade para o ensino deste público. Considerando que o
processo educativo inclusivo de surdos deve permitir seu acesso pleno
ao conhecimento, este trabalho ressalta a necessidade de produção de
materiais educacionais e formação continuada para os que lidam com
este público.
Abstract
The use of teaching strategies in immunology acts as a set of
tools to facilitate the access to knowledge. In this context, our goal was
to produce educational materials of low cost or recycled to address this
area in an inclusive manner in view of deafness. The products were
tested with 11 deaf students of a technical course in Clinical Analysis,
observing the suitability for teaching this audience. Considering that the
inclusive education process should allow deaf’s full access to
knowledge, this work highlights the need to produce educational
materials and continuing education for those dealing with this audience.
Share