Browsing by Subject "Formação de Professores"
Now showing items 1-12 of 12
-
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
Atividades investigativas em um contexto de formação docente: produções voltadas para a promoção de uma alimentação saudável
| Date Issued: 2022O ambiente escolar é considerado um local propício para desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional, visto que o aluno passa um bom tempo nesse espaço. Um aspecto a ser considerado é o déficit na formação dos ... -
Avanços e contradições nas políticas de formação de professores no Brasil contemporâneo: o caso do Proinfantil
| Date Issued: 2011Este estudo tem o objetivo de analisar as políticas atuais de formação de professores de Educação Infantil avaliando o Programa de Formação Inicial dos Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) em suas ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
Disciplina de ciências naturais no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental
| Date Issued: 2017As práticas pedagógicas que levem o aluno a pensar criticamente sobre o meio em que vivem são essenciais dentro do contexto educacional. Aplicamos entrevistas semiestruturadas a nove professores trabalhando na Educação ... -
A Divulgação científica como ferramenta didática para a formação continuada de professores de Ciências e Biologia
| Date Issued: 2022Presenciamos um tempo que a informação é transmitida em velocidade e quantidade muito elevadas e em um tempo muito curto. A forma crítica e argumentativa presente na divulgação científica é pouco explorada como uma estratégia ... -
Ensino de Ciências no interior da Bahia: propostas e ações envolvendo aulas práticas e a metodologia da problematização com o arco de Maguerez
| Date Issued: 2014O ensino de ciências ainda carece de abordagens práticas que permitam aos alunos a compreensão da natureza e de seus processos de forma contextualizada. Este ensino pode contribuir para diminuir as diferenças, inclusive ... -
Estratégias de Ensino em Biociências e Saúde na formação dos professores de Educação Física da Universidade Federal Fluminense
| Date Issued: 2016A história da Educação Física foi marcada por polêmicas e divergências conceituais, epistemológicas e filosóficas no que tange a definição de seu campo de conhecimento. Tal fato pode ser percebido tanto nas pesquisas, como ... -
Formação de professores: reflexão em relação aos impactos negativos na aprendizagem escolar, ocasionados pela Pediculose e Enterobiose aos escolares do Ensino Fundamental
| Date Issued: 2020Refletir sobre a saúde dos escolares do Ensino Fundamental requer desvencilhar-se de uma visão generalista e conteudista. Necessita a prática de um olhar atento e sensível às crianças por meio de uma visão holística, ... -
“Lições para o professorado”: o curso Educação Sanitária (Higiene e Medicina Preventiva) e a formação da professora na cidade do Rio de Janeiro, 1929-1930
| Date Issued: 2021O artigo analisa o curso Educação Sanitária (Higiene e Medicina Preventiva), idealizado pelo médico-chefe do Serviço de Inspeção Médica e da Assistência Dentária Escolar, Oscar Clark, em 1929. Problematiza a concepção de ... -
Planejamento instrucional para integração do conteúdo, pedagogia e tecnologia na educação a distância : um estudo de caso no ensino de química geral para estudantes de licenciatura em ciências biológicas
| Date Issued: 2022A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo exponencialmente com o avanço das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, a integração da tecnologia com as práticas pedagógicas torna-se ... -
Prática de mediação e sua contribuição para a formação interdisciplinar do professor de física
| Date Issued: 2022Os museus e centros de ciências, espaços de educação não formais, possibilitam, por meio da mediação de seus módulos e exposições, abordagens que contemplam a integração dos saberes. Essa integração é própria dos museus e ...