Browsing by Author "Meirelles, Rosane Moreira Silva de"
Now showing items 1-20 of 57
-
Ação dialógica e comunicativa como referenciais para o ensino de enteroparasitoses: possibilidades e desafios no Ensino Fundamental
Costa, Elaine Cristina Pereira | Date Issued: 2017As enteroparasitoses constituem diversos problemas de saúde pública, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil, as quais apesar de serem facilmente evitadas com medidas de higiene, também dependem de fatores ... -
Ações pedagógicas para a educação ambiental: ampliando o espaço da ação docente
Pereira, Elienae Genésia Corrêa | Date Issued: 2015Com a crescente crise ambiental, comprometedora da sobrevivência da humanidade, é preciso preparar os indivíduos para entender e usufruir do contínuo avanço científico-tecnológico, sabendo identificar os problemas ligados ... -
Análise das percepções de professores e profissionais de saúde sobre práticas educativas em saúde: subsídios para a estratégia integrada de prevenção da dengue.
Assis, Sheila Soares de | Date Issued: 2012A dengue integra o conjunto de doenças negligenciadas, constituindo-se como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, inclusive no Brasil. A abordagem dos aspectos relacionados ao processo saúde-doença é uma ... -
Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde
Ferreira, Cristiane Pereira et al. | Date Issued: 2015O compromisso de ensinar conhecimentos historicamente acumulados tem dificultado a introdução e discussão de temas transversais, essenciais para que os alunos sejam preparados para viver e intervir em seu cotidiano. Em ... -
Biodiversidade e sua conservação: abordagem nos cursos de licenciatura e representações sociais de licenciandos em Rio Branco - Acre
França, Irineide Ferraz Bezerra | Date Issued: 2018A problemática da conservação da biodiversidade é tema internacional de estudos e de políticas públicas. A Amazônia possui a maior biodiversidade do planeta, e depende da dinâmica hidrológica e da manutenção da cobertura ... -
Ciência e Arte: um "Entre-lugar" no ensino de Biociências e Saúde
Oliveira, Denise Figueira et al. | Date Issued: 2012Este estudo examina a proposta das teses e dissertações na linha de pesquisa Ciência e Arte, defendidas de 2004 a 2009 no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Em ... -
A classificação biológica nas salas de aula: modelo para um jogo didático
Costa, Leandro de Oliveira | Date Issued: 2012Historicamente a diversidade de formas e comportamentos encontrados junto à biodiversidade vem fascinando a mente humana desde tempos remotos gerando assim algumas hipóteses sobre a relação entre os organismos vivos e ... -
Conceito de mutação biológica: influências e potencialidades no ensino de ciências
Nascimento, Juliana Macedo Lacerda | Date Issued: 2013As bases científicas do conceito de mutação biológica consagraram-se na segunda metade do século XX quando pesquisas anteriores se coadunaram com os avanços da Biologia Molecular. A capacidade de mudança na sequência dos ... -
Construção de espaços de escuta, diagnóstico e análise coletiva de problemas de saúde pública com a linguagem teatral: o caso das oficinas de jogos teatrais sobre a dengue
Oliveira, Denise Figueira de et al. | Date Issued: 2012As características históricas, sociais e ecológicas da dengue têm motivado ações de educação em saúde visando medidas preventivas. Ações educativas e comunitárias que partam do contexto da população envolvida têm sido ... -
Construção de espaços de escuta, diagnóstico e análise coletiva de problemas de saúde pública com a linguagem teatral: o caso das oficinas de jogos teatrais sobre a dengue
Oliveira, Denise Figueira de et al. | Date Issued: 2012As características históricas, sociais e ecológicas da dengue têm motivado ações de educação em saúde visando medidas preventivas. Ações educativas e comunitárias que partam do contexto da população envolvida têm sido ... -
A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde e ambiente: uma experiência com jovens do projeto Ciência e Sociedade
Rocha, Vânia | Date Issued: 2008O Museu da Vida é um espaço da Fundação Oswaldo Cruz aberto ao público com missão de educar em ciência e saúde. Localizado no município do Rio de Janeiro, o museu promove educação em saúde nas diversas atividades oferecidas ... -
Corpo, sexualidade, gênero e as mediações culturais em revistas femininas juvenis: possibilidades de uso para o ensino não-formal
Cezar, Bartira dos Reis Rocha | Date Issued: 2013Este trabalho discute as concepções acerca das construções de corpo, gênero e sexualidade entre jovens escolares mediadas pelas revistas femininas juvenis Capricho e Atrevida em contexto de ensino não-formal. Buscou-se ... -
O desenvolvimento de uma sequência didática, baseada no ensino por investigação, para a promoção da alimentação
Santos, Manoela Atalah Pinto dos | Date Issued: 2016O Brasil tem vivenciado uma transição nutricional com crescentes casos de obesidade e redução dos índices de desnutrição. Os fatores que contribuem para esse fenômeno são as modificações decorrentes do estilo de vida, com ... -
Divulgação científica na internet um estudo de caso sobre a Ciência Hoje das Crianças Online
Corrêa, Mariana Rocha Amarante | Date Issued: 2015A disseminação de conceitos científicos fora do ambiente escolar pode ser feita de diferentes formas. Uma delas é a internet, que, por meio de páginas eletrônicas e redes sociais, atinge cada vez mais crianças e adolescentes ... -
E a vida humana, o que é? : O diálogo entre a ciência, a religião, os professores e o senso comum enriquecendo o ensino de ciências
Veneu-Lumb, Fernanda Azevedo | Date Issued: 2009Este estudo tem como objetivo recolher, sistematizar, analisar e comparar os discursos científicos, religiosos e de professores de ciências do Ensino Médio sobre a definição humana. Como produções sociais, ciência e religião ... -
Educação Ambiental Crítica em Documentários para o Ensino Fundamental II
Silva, Ana Lucia Pinto da | Date Issued: 2021A Educação Ambiental tem grande relevância como tema curricular, contribuindo na formação dos alunos da educação básica, proporcionando espaço para discussões de forma interdisciplinar sobre a interação ser humano e meio ... -
Educação Inclusiva e Formação de Professores: gênese, análise e discussão de um curso de extensão
Sodré, Mariza Sueli Oliveira | Date Issued: 2022As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Do ponto de vista do processo de ... -
Elaboração de uma ferramenta lúdica sobre o tema dengue utilizando linguagem computacional
Xavier, Leandro Layter | Date Issued: 2010O uso da tecnologia computacional vem se expandindo nas escolas brasileiras e o interesse despertado por tal ferramenta é um agente facilitador na aquisição de informações sobre todo tipo de temas e, no caso específico ... -
O ensino de Ciências e a Deficiência Físico-Motora: discutindo a formação docente com enfoque na Tecnologia Assistiva
Oliveira, Aimi Tanikawa de | Date Issued: 2020Deficiência Físico-Motora (DFM) é uma disfunção física e/ou motora, a qual decorre de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas que podem afetar o indivíduo, no que diz respeito à mobilidade, à coordenação motora ... -
Ensino de ciências na licenciatura em pedagogia: recontextualização do currículo em instituições do Rio de Janeiro.
Ferreira, Cristiane Pereira | Date Issued: 2012A educação fundamental tem como principal objetivo formar cidadãos com capacidade de aprender, viver em sociedade e auxiliar o desenvolvimento de valores. O ensino de ciências faz parte deste objetivo. Porém, no Brasil, ...