Browsing by Author "Luz, Mauricio Roberto Motta Pinto da"
Now showing items 1-15 of 15
-
Avaliação de estratégias cooperativas de ensino a partir de um jogo de tabuleiro que aborda as causas da obesidade
Rosse, Cássio Gomes | Date Issued: 2016A aprendizagem cooperativa é uma prática instrucional na qual os estudantes realizam atividades em pequenos grupos, compartilham recursos e ideias em condições de interdependência positiva. Muitas estratégias de ensino ... -
Avaliação de integração tecnológica de planos de ensino de professores de Biologia em formação com o uso de modelo CTPC
Souza, André Henrique Silva et al. | Date Issued: 2022Em uma disciplina on-line que usou como referencial o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo do professor (CTPC, em inglês, TPACK), licenciandos criaram planos de ensino com integração de tecnologias. Os planos ... -
Competência em Informação e uso do Portal Capes: desafios para os programas brasileiros de pós-graduação em saúde coletiva
Vincent, Beatriz Rodrigues Lopes et al. | Date Issued: 2012O Portal de Periódicos da Capes completou 10 anos de existência como acervo brasileiro de informação científica mais valioso na atualidade. Presente em 268 instituições de ensino do País, pode ter seu alcance comprometido ... -
Construção de espaços de escuta, diagnóstico e análise coletiva de problemas de saúde pública com a linguagem teatral: o caso das oficinas de jogos teatrais sobre a dengue
Oliveira, Denise Figueira de et al. | Date Issued: 2012As características históricas, sociais e ecológicas da dengue têm motivado ações de educação em saúde visando medidas preventivas. Ações educativas e comunitárias que partam do contexto da população envolvida têm sido ... -
Construção de espaços de escuta, diagnóstico e análise coletiva de problemas de saúde pública com a linguagem teatral: o caso das oficinas de jogos teatrais sobre a dengue
Oliveira, Denise Figueira de et al. | Date Issued: 2012As características históricas, sociais e ecológicas da dengue têm motivado ações de educação em saúde visando medidas preventivas. Ações educativas e comunitárias que partam do contexto da população envolvida têm sido ... -
Desenvolvimento e avaliação de estratégias cooperativas de ensino de Biociências para alunos de um Pré-Vestibular Social
Melim, Leandra Marques Chaves | Date Issued: 2014Na aprendizagem cooperativa os estudantes se organizam em pequenos grupos estruturados a fim de atingir um objetivo comum a todos. A eficácia da aprendizagem cooperativa em sala de aula tem sido objeto de diversos estudos ... -
Desenvolvimento e avaliação de software para ensino de ciências: a farmacologia como modelo de interdisciplinaridade
Fidalgo Neto, Antonio Augusto | Date Issued: 2009As tecnologias de Informação estão cada vez mais inseridas no contexto educacional. Existe grande necessidade de um aprofundamento do conhecimento do impacto destas tecnologias na sala de aula para professores e alunos. ... -
Elaboração e avaliação de uma atividade didática lúdica sobre perfis nutricionais
Santos, Georgianna Silva dos | Date Issued: 2014O fenômeno de transição nutricional, que envolve a mudança de um padrão de desnutrição para o de prevalência do sobrepeso ou da obesidade está em curso em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Apesar disto, pouco ... -
Um exame da percepção de professores de Biologia acerca de suas bases de Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro | Date Issued: 2017O ensino é caracterizado pelo alto nível de variabilidade de situações enfrentadas pelo professor e por uma interconexão entre teoria e prática. Dessa forma, requer dos professores o entrelaçamento de diferentes tipos de ... -
Uma história sobre formigas: a teleologia no ensino de evolução
Silva, Rafael de Oliveira da | Date Issued: 2021O objetivo desse trabalho é estudar e caracterizar a importância atribuída ao uso da teleologia por parte dos professores e futuros professores nas explicações dos fenômenos evolutivos em documentários, contribuindo para ... -
Inovações educacionais para o desenvolvimento do tema de doenças negligenciadas no ensino médio com jogos e oficinas dialógicas
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva | Date Issued: 2014Nosso trabalho desenvolveu e testou inovações educacionais para a abordagem do tema de doenças negligenciadas no ensino médio. Foi elaborado em consonância com a recomendação de organismos internacionais e nacionais para ... -
O mal-estar docente nas discussões sobre ensino nutrição: falas de professoras da educação básica em fóruns virtuais
Martins, Neusa Helena da Silva Pires et al. | Date Issued: 2020As expectativas institucionais e sociais relacionadas ao trabalho docente intensificaramse. A atividade docente é hoje caracterizada pela precarização do trabalho, associada a uma concepção da escola como empresa, na ... -
O potencial de Fóruns de discussão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de colaboração entre licenciandos e professores de Biologia
Martins, Neusa Helena da Silva Pires | Date Issued: 2016A internet esta cada vez mais presentes nos processos educacionais e o número de pessoas que buscam no ensino a distância (EaD) como forma de obter uma graduação tem crescido no Brasil. Por isso a necessidade de se compreender ... -
Os territórios das hepatites virais no Brasil: subsídios para o ensino de Geografia da Saúde por meio da aprendizagem baseada em problemas
Farias, Cleiton Sampaio de | Date Issued: 2018Existem algumas doenças, como as hepatites virais, que são de grande interesse para a Geografia da Saúde, por possuírem um conjunto de fatores geográficos que atuam diretamente na infecção e transmissão da doença. As ... -
Transplantes de microbiota fecal para tratamento da colite pseudomembranosa (1958-2013): prioridade de descoberta e estilos de pensamento na literatura acadêmica
Luz, Mauricio Roberto Motta Pinto da et al. | Date Issued: 2020Em 1958, Eiseman e colaboradores publicaram o primeiro artigo científico relatando o uso de transplante de microbiota fecal para tratar casos graves de colite pseudomembranosa. A relevância desse trabalho inovador ...