Browsing by Author "Lemos, Evelyse dos Santos"
Now showing items 7-25 of 25
-
Biomechanics in Physical Education courses: a pedagogical view
Belmont, Rachel Saraiva et al. | Date Issued: 2018Quando pensamos na atuação do profissional de Educação Física e nos saberes básicos que orientam este fazer, é fácil reconhecer o papel central dos conceitos biomecânicos. Profissionais da área de Educação Física, que pouco ... -
Continuing education in Biomechanics for Physical Education teachers
Belmont, Rachel Saraiva et al. | Date Issued: 2014 -
A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde e ambiente: uma experiência com jovens do projeto Ciência e Sociedade
Rocha, Vânia | Date Issued: 2008O Museu da Vida é um espaço da Fundação Oswaldo Cruz aberto ao público com missão de educar em ciência e saúde. Localizado no município do Rio de Janeiro, o museu promove educação em saúde nas diversas atividades oferecidas ... -
A contribuição de um museu de ciências na formação de concepções sobre saúde de jovens visitantes
Rocha, Vânia et al. | Date Issued: 2010As pesquisas no campo da educação indicam a importância de se desenvolverem ações educativas a partir da realidade e dos conhecimentos prévios do público envolvido. Partindo deste pressuposto, realizamos uma investigação ... -
O Diagrama de Corpo Livre como recurso de avaliação da aprendizagem significativa da Biomecânica em um curso de LIcenciatura em Educação Física
Belmont, Rachel Saraiva et al. | Date Issued: 2011A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos graduandos e, ao que parece, ainda pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educação ... -
Educação em saúde na prevenção e controle da esquistossomoseavaliação de duas abordagens educativas com professores do município endêmico de Malacacheta-Minas Gerais
Murta, Felipe Leão Gomes | Date Issued: 2016Introdução: A esquistossomose mansônica é endêmica no Brasil. As crianças em idade escolar detêm as maiores prevalências e cargas parasitárias. Estudos que avaliaram os limites e possibilidades das abordagens educativas ... -
O ensino da Biomecânica em cursos de Educação Física: reflexões à luz da teoria da Aprendizagem Significativa
Belmont, Rachel Saraiva et al. | Date Issued: 2016Quando pensamos na atuação do profissional de Educação Física e nos saberes básicos que orientam este fazer, é fácil reconhecer o papel instrumentalizador dos conceitos biomecânicos. Profissionais da área de Educação Física ... -
O ensino e a aprendizagem significativa da célula no contexto da disciplina Biologia do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do Rio de Janeiro
Cunha, Karla Maria Castello Branco da | Date Issued: 2011A estrutura e funcionamento da célula são importantes para o desenvolvimento do pensamento holístico acerca do que é vida, dos aspectos morfofisiológicos que caracterizam os seres vivos e, com isso, das interações que ... -
Estudo das percepções de estudantes da rede pública e da helmintofauna associada ao caramujo africano Achatina fulica Bowdich, 1822 (Mollusca, Gastropoda) em Barra do Piraí (RJ): subsídios para uma intervenção educativa
Pereira, Zilene Moreira | Date Issued: 2010Achatina fulica, ou caramujo africano, foi introduzido no Brasil em meados da década de 1980 para ser comercializado como “escargot”. No entanto, em virtude da baixa demanda do mercado consumidor, os criadores desativaram ... -
A evolução da aprendizagem significativa da biomecânica em um contexto de formação inicial de professores de educação física
Belmont, Rachel Saraiva | Date Issued: 2011A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos graduandos e, parece ser pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educação Física. ... -
A facilitação da aprendizagem significativa do tema “Reino Fungi” no segundo segmento do ensino fundamental
Soares, Luciana Abrão Lougon | Date Issued: 2014A aprendizagem sobre o Reino Fungi é de grande relevância para a percepção e compreensão dos fenômenos biológicos em geral e daqueles relacionados com equilíbrio ambiental em particular. Apesar da importância biológica ... -
A facilitação do acesso de alunos com deficiência visual ao ensino superior na área biomédica: pesquisa para o desenvolvimento e avaliação de materiais e métodos aplicáveis ao estudo de disciplinas morfológicas
Comarú, Michele Waltz | Date Issued: 2012As leis que regem a educação no Brasil, em consonância com os princípios éticos que envolvem o trabalho do educador, estabelecem que as instituições escolares recebam e forneçam ensino de qualidade para alunos com ... -
A implantação da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS) na Fundação Oswaldo Cruz: experiências, lições e desafios1
Araújo-Jorge, Tania C. de et al. | Date Issued: 2006Este artigo relata a experiência de implantação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, credenciados em setembro de 2003 pela Coordenação de Aperfeiçoamento ... -
Imunostase - Uma atividade lúdica para o ensino de Imunologia
Andrade, Viviane Abreu de | Date Issued: 2012OO presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento do protótipo de uma atividade lúdica no formato de jogo didático de estratégia, do tipo baralho, para o ensino de tópicos de Imunologia básica. Este ocorreu em ... -
Integrando Física e Educação Física em uma atividade investigativa na perspectiva daTeoria da Aprendizagem Siginificativa
Belmont, Rachel Saraiva et al. | Date Issued: 2016O objetivo deste estudo foi identificar como uma atividade investigativa influencia a aprendizagem significativa de conceitos comuns à Física e à Educação Física em um contexto interdisciplinar. Tratase de uma pesquisa ... -
A intencionalidade para a aprendizagem significativa da Biomecânica: reflexões sobre possíveis evidências em um contexto de formação inicial de professores de Educação Física
Belmont, Rachel Saraiva et al. | Date Issued: 2012Assumindo a Biomecânica como um conhecimento essencial para a prática do professor de Educação Física, a presente investigação, qualitativa e do tipo estudo de caso, buscou evidências sobre a intencionalidade do aluno ... -
Mastery of Functional Anatomy and meaningful learning in introductory Biomechanics
Belmont, Rachel Saraiva et al. | Date Issued: 2016Embora exista um consenso que a anatomia musculoesquelética seja conhecimento essencial para a aprendizagem da Biomecânica, poucos estudos têm enfatizado a natureza dessa interdependência. A presente investigação, um ... -
Potencialidades e limites do ensino das doenças sexualmente transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica
Cicco, Roberta Ribeiro de | Date Issued: 2012O ensino das DST no contexto escolar apresenta potencialidades e limites resultantes de ações dos campos da saúde e da educação, principalmente de professores de biologia e das diferentes perspectivas culturais e sociais ... -
O processo de aprendizagem significativa de conceitos em aulas de educação física do ensino médio
Miranda, Cristiano José Martins de | Date Issued: 2019Partindo do princípio de que a prática de atividade física nas aulas de Educação Física (EF) desvinculada da aprendizagem de conceitos e referenciais teóricos não é suficiente para preparar os estudantes para tomarem ...