Browsing by Author "Assis, Sheila Soares de"
Now showing items 13-28 of 28
-
Educação Ambiental Crítica em Documentários para o Ensino Fundamental II
Silva, Ana Lucia Pinto da | Date Issued: 2021A Educação Ambiental tem grande relevância como tema curricular, contribuindo na formação dos alunos da educação básica, proporcionando espaço para discussões de forma interdisciplinar sobre a interação ser humano e meio ... -
Educação em saúde como estratégia no controle integrado da dengue: reflexões e perspectivas
Schall, Virgínia Torres et al. | Date Issued: 2015 -
Educação em saúde como estratégia no controle integrado da Dengue: reflexões e perspectivas.
Schall, Virginia Torres et al. | Date Issued: 2015 -
Educação Inclusiva e Formação de Professores: gênese, análise e discussão de um curso de extensão
Sodré, Mariza Sueli Oliveira | Date Issued: 2022As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Do ponto de vista do processo de ... -
Ficha de análise de obras de animês e seu potencial educacional: recurso para professores do ensino fundamental II e médio
Baptista, Ana Isabelle Santana et al. | Date Issued: 2022O presente material se refere à Ficha de Análise de Obras, desenvolvida para o uso de professores do Ensino Fundamental II e Médio. Foi construída através do projeto de pesquisa de Mestrado Acadêmico, intitulado “ESTUDO ... -
As histórias em quadrinhos e suas possibilidades de inclusão: a criança com deficiência como protagonista
Lima, Adezilton Cordeiro de | Date Issued: 2022As histórias em quadrinhos, ou nona arte, não ficam a dever à cultura considerada erudita, uma vez que são capazes de proporcionar um enfoque lúdico e inovador a diversos temas por meio da associação entre imagens e palavras. ... -
Integrative community therapy: Student expectations and motivations regarding training
Santana, Lauriane Martins et al. | Date Issued: 2022Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é um recurso que promove escuta acolhedora e empoderamento pessoal e comunitário. Na formação em TCI, o estudante é preparado para o exercício da prática. Visamos identificar as ... -
Jogo Pacinsetos: uma abordagem lúdica para o ensino do ciclo de vida dos insetos
Oliveira, Carmen Lúcia de. | Date Issued: 2022O trabalho é uma pesquisa sobre insetos, tema transversal abordado em Zoologia no 7º ano do Ensino Fundamental. Inspirado no jogo de cartas Paciência Spider, propõe uma reflexão sobre Ciência e Arte e em como apresentar ... -
A leitura da produção de Lygia Clark em uma proposição transdisciplinar entre ciência e arte no âmbito do ensino na primeira infância
Soares Junior, Sebastião | Date Issued: 2019A proposta de uma educação atrelada às investigações, experimentações, trocas, presença e afeto, proporciona para o sujeito vida em querer estar entregue ao que se estuda e ao que se passa até ele. Neste trabalho, a costura ... -
Mapeamento dos usos do mangá e animê nas pós-graduações stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes – apontamentos e perspectivas
Baptista, Ana Isabelle Santana et al. | Date Issued: 2021Mudanças no cenário social e tecnológico levam os educadores a atualizarem o modo de ensinar. O uso de mídias emerge como recurso auxiliar, porém desafiador. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade ... -
Materiais impressos sobre dengue: análise crítica e opiniões de profissionais de saúde e educação sobre seu uso
Assis, Sheila Soares de et al. | Date Issued: 2013A dengue constitui grave problema de saúde púbica no mundo. Objetivou-se analisar impressos sobre dengue circulantes numa área endêmica do Rio de Janeiro e as opiniões de profissionais de saúde e de educação sobre o uso ... -
Núcleo em ensino, cultura, espiritualidade e saúde: desafios, interfaces, perspectivas
Vinholi Júnior, Airton José et al. | Date Issued: 2022Esta obra pretende oferecer ao leitor algumas das conexões e interfaces possíveis no ensino para romper com um modelo tradicional, reforçando a necessidade de se priorizar os desafios da educação do presente século. ... -
O enfrentamento do Aedes aegypti e arboviroses: aportes teóricos e metodológicos em ações de intervenção no Programa Saúde na Escola
Santos, Telma Temoteo dos | Date Issued: 2019Embasada por trabalhos que discutem a importância e o papel preponderante da educação em saúde para o enfrentamento de agravos, a presente tese objetivou a construção de um aporte teórico e metodológico para subsidiar ações ... -
Programa Saúde na Escola (PSE): contribuições para a integração de estratégias envolvendo as doenças negligenciadas e o Plano Brasil sem Miséria
Assis, Sheila Soares de | Date Issued: 2017O Programa Saúde na Escola (PSE) possui o potencial de colaborar para a mitigação das doenças negligenciadas e foi integrado ao Plano Brasil sem Miséria (BSM), no eixo de acesso aos serviços públicos. Ao mesmo tempo, um ... -
O que dizem as propostas curriculares do Brasil sobre o tema saúde e as doenças negligenciadas?: aportes para a educação em saúde no ensino de ciências
Assis, Sheila Soares de et al. | Date Issued: 2018As doenças negligenciadas correspondem a um grupo de agravos de relevância nacional e internacional. O tema das doenças negligenciadas precisa transcender o setor da saúde e sua abordagem deve estar presente também no ... -
As representações visuais da dengue em livros didáticos e materiais impressos
Assis, Sheila Soares de et al. | Date Issued: 2013A dengue é um importante agravo nos contextos nacional e internacional. As ações de educação em saúde são indicadas para o seu controle. Os livros didáticos e materiais impressos são utilizados nas práticas educativas ...