Browsing by Author "Araújo-Jorge, Tania Cremonini de"
Now showing items 21-34 of 34
-
Inclusão social e digital no ensino médio: a experiência do Prodígias para promover saúde e cidadania digital através de Cienciarte
Todor, Roberto | Date Issued: 2021Devido a exposição das populações mais vulnerabilizadas às doenças infecciosas emergentes como Covid-19, zika e chikungunya e reemergentes como dengue, febre amarela, tuberculose e sarampo, desperta uma grande demanda de ... -
Influência do tratamento com Benzonidazol na resposta imunológica de camundongos infectados com cepas do Trypanosoma Cruzi de diferentes Biodemas: comparação da resposta entre cepas suscetíveis e resistentes ao quimioterápico
Guerreiro, Marcos Lázaro da Silva | Date Issued: 2014A infecção pelo Trypanosoma cruzi determina uma resposta imunológica inata do hospedeiro vertebrado, decorrente da multiplicação parasitaria em macrófagos e a produção de Interferon gama (IFNy) pelas células T ativadas, ... -
Inovação para tratamento da Doença de Chagasefeito antiinflamatório e regulador do transito intestinal em ensaio pré clínico de dieta a base de subproduto vegetal
Santos, Priscila Machado de Cerqueira | Date Issued: 2014A alimentação é básica para a saúde, auxiliando no enfrentamento de doenças, sendo os alimentos funcionais especialmente importantes nesse contexto. Alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente ... -
Inovações educacionais para o desenvolvimento do tema de doenças negligenciadas no ensino médio com jogos e oficinas dialógicas
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva | Date Issued: 2014Nosso trabalho desenvolveu e testou inovações educacionais para a abordagem do tema de doenças negligenciadas no ensino médio. Foi elaborado em consonância com a recomendação de organismos internacionais e nacionais para ... -
Jogo "Infectando": uma abordagem lúdica e contextualizada para o ensino de doenças negligenciadas
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva | Date Issued: 2019As doenças negligenciadas são doenças associadas à pobreza, sem interesse para a grande indústria farmacêutica global, geradas pelas desigualdades socioeconômicas e perpetuadoras dessas desigualdades, causadas por agentes ... -
NECES - Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde: saberes e vivências
Cavalcanti, Adriana de Holanda et al. | Date Issued: 2024O livro Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde: Saberes & Vivências é o segundo produto acadêmico do grupo NECES (Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde/CNPq). Esse grupo foi iniciado em 2018 com o objetivo ... -
Oficina Dialógica on-line: elementos para o ensino em Ciências utilizando ferramentas de transmissão ao vivo durante a pandemia de COVID-19
Rocha, Rita de Cássia Machado da et al. | Date Issued: 2022Trata-se de um relato de experiência desenvolvido com um grupo de educadores, estudantes e interessados nas tecnologias de informação e comunicação, especificamente, durante o período de pandemia da Covid-19. Objetivou-se ... -
Oficinas de Sinestesia: Percepção Auditiva-Visual — Planejamento estratégico das oficinas
Mendes, Ana Beatriz Acioli | Date Issued: 2023O presente planejamento estratégico visa sistematizar a metodologia transdisciplinar das "Oficinas de Percepção Auditiva-Visual" do projeto “Oficinas de Sinestesia” a partir da pesquisa de iniciação científica “Ver o Som: ... -
Um panorama dos lugares comuns do ensino de Imunologia na Educação Básica brasileira
Andrade, Viviane Abreu de | Date Issued: 2017O ensino e a aprendizagem de Imunologia no contexto brasileiro são descritos, na escassa e pontual literatura relacionada a esses temas, como processos difíceis e complexos. Apesar da relevância da Imunologia, especificamente ... -
Programa Saúde na Escola (PSE): contribuições para a integração de estratégias envolvendo as doenças negligenciadas e o Plano Brasil sem Miséria
Assis, Sheila Soares de | Date Issued: 2017O Programa Saúde na Escola (PSE) possui o potencial de colaborar para a mitigação das doenças negligenciadas e foi integrado ao Plano Brasil sem Miséria (BSM), no eixo de acesso aos serviços públicos. Ao mesmo tempo, um ... -
Prospecção de materiais educativos impressos sobre saúde no Instituto Oswaldo Cruz e desenvolvimento de metodologia para avaliação de materiais através de oficinas criativas de fanzines e quadrinhos
Fortuna, Danielle Barros Silva | Date Issued: 2017No âmbito do ensino e da saúde, em que coexistem abordagens dialógicas e transmissionais, a produção de materiais educativos impressos (MEI) tem sido considerada pertinente, de modo que os aspectos relacionados às etapas ... -
Resíduos sólidos e helmintíases de caráter zoonótico: estudo de caso e ações de educação em saúde em Manguinhos, Rio de Janeiro
Borges, Cristina Xavier de Almeida | Date Issued: 2017Problemas em favelas remontam à sua formação e associam-se à degradação ambiental. A dispersão de resíduos sólidos atrai cães e gatos que são reservatórios de infecções, principalmente as causadas por Ancylostoma caninum ... -
O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de | Date Issued: 2014Letras da Música Popular Brasileira \2013 MPB \2013, no contexto melodioso e emocional em que se apresentam, podem ser uma alternativa para estreitar o diálogo entre alunos, professores e o conhecimento científico, uma vez ... -
Vivendo com Chagas: registro de histórias de vida e atividades de educação não formal com portadores de Doença de Chagas
Silva, Fernanda Sant'Ana Pereira | Date Issued: 2019A Doença de Chagas (DC), endêmica na América Latina, afeta 7 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que no Brasil cerca de 3 milhões de pessoas estejam infectadas pelo parasita causador da doença, o Trypanosoma cruzi. ...